Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Seduc realiza Encontro Pós IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Cerca de 160 pessoas, entre professores e estudantes, de 30 municípios mato-grossenses, participam nos dias 9 e 10 de junho, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, do Encontro Pós IV Conferência Nacional Infantojuvendil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo é avaliar o desdobramento dos processos da conferência e contribuir para o fortalecimento da educação ambiental escolar. 


As escolas convidadas para o encontro foram definidas a partir de dois critérios iniciais: escolas participantes da etapa estadual da IV CNIJMA e escolas contempladas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)/Escolas Sustentáveis/2014. As vagas restantes foram para escolas que executaram o PDDE/Escolas Sustentáveis na edição de 2013. 

A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Rodrigues Gomes, explica que a programação prevê momentos de diálogo com a delegação de Mato Grosso na etapa nacional da Conferência, bem como a troca de experiências com as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) escolares. “Estamos buscando a socialização dos projetos cadastrados no site da CNIJMA e os planos de ação submetidos ao PDDE/ES/2014 e ações do PDDE/ES/2013”, afirma, destacando que a troca de experiência contribui no desenvolvimento dos alunos e das escolas, professores e toda comunidade, proporcionando a reflexão e o debate acerca da sustentabilidade e da educação ambiental. 

Programação 

Além do diálogo com delegados da Etapa Nacional do CNIJMA, o encontro conta com programação e oficinas exclusivas tanto para professores, quanto para os alunos. 

Para os docentes será realizada a oficina Projetos Ambientais escolares e Comunitários (Paec & PDDE/ES), coordenada pela equipe da Gerência de Educação Ambiental da Seduc. 

Eles também visitam a exposição Água de Viver , no Museu de Arte de Mato Grosso, que revela os olhares sobre a temática de importantes nomes da fotografia brasileira, radicados no Estado: Mario Friedlander, José Medeiros e Izan Petterle. Ao todo, 53 imagens tomam os espaços do museu, em suportes e formas distintas. Os belos ou alarmantes cenários estão retratados também em adesivos, lonas e duas instalações. Em seguida, os professores participam de uma oficina oferecida pelo Museu. 

Já para os estudantes serão ofertadas as oficinas Educomunicação, com condução do Núcleo Estudos Comunicação Infância Juventude (Necoij), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Com-Vida e Agenda 21, com Juliane Ricaldes, do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Mato Grosso. 

Para descontrair e animar os participantes, no dia 09, no período noturno, ocorre o Sarau Junino, com apresentações de música, poesia, folclore, dança, entre outros. 

O encontro faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2015 – Desafios Ambientais do Século 21: Solo, Energia e Água, realizada pelo Governo do Estado, com apoio da Seduc, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Governo Federal, Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), UFMT e NECOIJ. 

Informações: (65) 9981-2941 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet