Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

a partir de segunda

Taques viaja a Barcelona para tratar de assuntos ambientais e Pivetta deixa Lucas para ajudar Governo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques viaja a Barcelona para tratar de assuntos ambientais e Pivetta deixa Lucas para ajudar Governo
O governador Pedro Taques (PDT) fará uma viagem oficial à Barcelona, de segunda-feira (15) até quinta-feira (18), para participar da reunião anual do Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta (GCF). Representantes do Brasil e outros seis países vão discutir temas já bastante debatidos como energia renovável, biomassa florestal, recursos hídricos entre outros de relevância para preservação ambiental.


A partir do mesmo período, o prefeito de Lucas de Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), deverá integrar a equipe do governo para ajudar em políticas públicas de segurança e saúde. Ele oficializou o afastamento da prefeitura na sexta-feira (12), e divulgou a informação em uma rede social e no site oficial da prefeitura.

Leia mais:
CPI da Copa adia depoimento do ex-governador Silval Barbosa

Meio ambiente

Em maio, a força-tarefa dos governadores da Amazônia Legal se reuniu em Cuiabá, aonde assinaram a Carta de Cuiabá, na qual os estados solicitam medidas para “aumentar a captação de recursos para a redução de emissões do desmatamento e degradação” e “promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal”.

Os mesmos chefes de Executivos Estaduais que participaram do encontro de Governadores da Amazônia Legal, realizado em maio, em Cuiabá, irão ao Fórum Global. Lá também estarão representantes da Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru.

Um dos objetivos dos brasileiros é conseguir a ajuda da Espanha e dos Estados Unidos para políticas a fim de evitar mudanças climáticas e proteger o modo de vida, visto que países em desenvolvimento, como Brasil, possuem mais áreas a serem preservadas perto das nações mais desenvolvidas economicamente.

Durante a viagem a Barcelona, o governador estará acompanhado da secretaria de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterline, e do secretário extraordinário do Gabinete de Comunicação, Jean Campos. As autorizações para se ausentarem do pais foram publicadas no diário oficial.

Essa é a segunda viagem oficial internacional do governador. Taques já foi aos Estados Unidos, aonde se reúniu com instituições financeiras para buscar investimentos para Mato Grosso.

Pivetta no Governo



Também a partir de segunda-feira (15), Otaviano Pivetta (PDT) vai passar a contribuir com o Governo do Estado em questões ligadas a saúde e segurança pública. De acordo com informações divulgadas por ele mesmo, Taques o convocou para ajudar nas políticas de saúde pública e segurança.

No campo da saúde, ele deverá contribuir na elaboração o novo modelo de gestão. Um dos principais tópicos do novo modelo é a retomada da gerencia dos hospitais regionais pelos consórcios intermunicipais. Enquanto prefeito, ele conseguiu transformar um dos hospitais da cidade em referência regional e garantiu recursos para novos equipamentos. Antes, a região contava com os hospitais regionais de Sorriso e Sinop.

Na área da segurança, Pivetta anunciou que ajudará a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e o Tribunal de Justiça de mato Grosso a implantarem dez novos centros socioeducativos no modelo da unidade instalada em Lucas do Rio Verde, feita em parceria com Nova Mutum, Sinop e Sorriso, que passará a funcionar a partir do dia 01 de julho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet