Olhar Direto

Terça-feira, 24 de outubro de 2017

Notícias / Brasil

Estátuas de Buda viram atração em mosteiro às margens da BR-101, ES

Do G1 ES, com informações de A Gazeta

20 Jun 2015 - 21:53

Foto: Nilza Nobres/ VC no ESTV

A bióloga Priscilla Nobres ficou surpresa com a novidade

A bióloga Priscilla Nobres ficou surpresa com a novidade

O cenário do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, por si só já chama a atenção de quem passa pela BR-101, mas nos últimos dias ficou ainda mais atrativo aos visitantes. Oito estátuas de Buda foram colocados no alto da Praça Torii, e de longe se destacam em meio à paisagem do local. Outras sete ainda serão fixadas no local.

Cada uma das peças foi confeccionada com materiais em abundância no Espírito Santo, como mármore e granito, pesa 200 quilos e mede 2,5 metros de altura.

Sempre que pode, a bióloga Priscilla Nobres, que mora no Rio de Janeiro, vai ao mosteiro. “Foi uma surpresa encontrar essa novidade. Esse espaço é ideal para quem busca tranquilidade e paz. Um lugar para meditação e relaxamento, e isso não depende de religião ou crença. Desta vez levei a família inteira. Minha sobrinha adorou”, disse Priscilla.

Segundo o abade do mosteiro, o monge Daiju Bitti, as peças fazem parte do início de um projeto social e cultural de longo prazo, voltado à comunidade, e que será implantado em um futuro próximo.

“É um projeto amplo que iremos inaugurar no mês de agosto, todo voltado para atender as famílias de baixa renda, por meio da implantação de uma escola oficina de cerâmica e que terá a coordenação artística da ceramista Kimi Nii. Será uma referência em todo o Espírito Santo”, detalhou.

O local onde os budas foram colocados é justamente para destacar a região e atrair a atenção do público, como explicado pelo monge Daiju.

“Apesar de serem imponentes, esses budas não têm nenhum aspecto religioso. As esculturas brancas e repetidas representam o estado de serenidade e perseverança que cada um de nós deve trazer dentro de si”, disse Daiju.

Além disso, as oito peças servem de inspiração para que as pessoas superem as adversidades da vida da melhor maneira possível.

“O fato de serem repetidas mostra a necessidade de sermos persistentes e não esmorecermos diante das dificuldades da vida. Representam um estado de atenção e prontidão e a percepção da paz como algo acessível, que pode fazer parte do cotidiano”.

A escolha do número de um total de 15 budas foi aleatória. “Não tem um motivo específico para essa quantidade, mas o importante é o significado e a identificação das pessoas com as estátuas”, disse Daiju.

As representações do Buda tem certas marcas que simbolizam sua iluminação, entre elas a face serena, que simboliza o alcance da plenitude. A posição das mãos são ferramentas para expressar o que se tem em mente para os outros.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado no município de Ibiraçu, Norte do Espírito Santo, na BR 101, Km 217. O local está aberto para visitação somente aos domingos das 8h às 13h, e lá é possível ter uma rotina de meditação entre outras atividades. Ao longo da semana, as visitas são destinadas às escolas.

* Com colaboração de Murilo Cuzzuol, do Jornal A Gazeta.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet