Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

'Ninguém aguenta o cheiro', diz dono de casa invadida por espuma do Tietê

Foto: Witter Veloso/TV TEM

Espuma já chegou a encobrir ponte da cidade, diz morador

Espuma já chegou a encobrir ponte da cidade, diz morador

O acúmulo de espuma no rio Tietê tem preocupado moradores em Pirapora do Bom Jesus (SP). A concentração durante o inverno aumenta tanto que a espuma chega a invadir as casas. “Quando começa a ventar é pior ainda, porque espalha tudo, aí ninguém aguenta o cheiro forte”, lamenta o comerciante José Antônio Pallazzolli, que tem uma lanchonete na cidade.

Com o vento, alguns blocos de espuma se deslocam e caem nas ruas próximas do rio. “Estamos em alerta, não tem jeito, porque pode invadir o quintal da casa de novo”, diz.

Pallazzolli conta que passou por apuros na madrugada de segunda-feira (23), quando o nível do rio subiu e a espuma chegou a entrar no quintal da casa dele. “Fazia muito tempo que não víamos algo assim. Colocamos alguns panos e conseguimos evitar que fizesse ainda mais sujeira."

Segundo ele, a espuma do rio chegou a passar por cima de uma ponte próximo à casa dele. Quem mora na região reclama que, ao secar, a espuma deixa manchas na roupa, no chão e até na pintura dos carros. Mas a preocupação do comerciante é que a substância, que apesar de ser aparentemente branca é cheia de poluentes, acabe afetando a saúde das pessoas.

Espuma
O fenômeno ocorre dois quilômetros abaixo de uma barragem do rio. O Tietê corta o centro da cidade e, ao passar pelos vertedouros da barragem da Usina Hidrelétrica, as águas se agitam e produzem a espuma.

A cidade de 16 mil habitantes abriga o santuário do Bom Jesus, destino de 600 mil romeiros por ano, mas a espuma e a poluição espantam os turistas que reclamam do mau cheiro e de coceira no nariz e ardência nos olhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet