Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Esportes

BMW confirma saída da F-1 e alega preocupação ambiental

A BMW confirmou nesta quarta-feira que deixará a F-1 no fim da atual temporada. Mas a justificativa da montadora alemã para a decisão não foi a crise econômica mundial ou os fracos resultados da escuderia em 2009.


"É lógico que essa foi uma decisão difícil para nós. Mas, é um passo que está de acordo com a nova direção estratégica da nossa empresa. O importante agora é dar prioridade a uma política de gestão duradoura e favorável ao meio ambiente", disse o presidente da empresa, Norbert Reithofer, em comunicado especial.

A saída da BMW já havia sido antecipada pelo site da revista especializada em automobilismo "Autosport", que noticiou ontem que a equipe dos pilotos Robert Kubica e Nick Heidfeld havia marcado para hoje uma entrevista coletiva em que anunciaria a decisão.

Depois de insinuar brigar pelo título de pilotos no ano passado, com Kubica, a escuderia alemã faz uma péssima temporada 2009. Em dez provas, acumulou oito pontos. Somente Toro Rosso e Force India têm desempenho pior.

A BMW é a segunda montadora a deixar a F-1 em menos de um ano. No fim da temporada passada, a japonesa Honda revelou que não se inscreveria na atual temporada, deixando seus pilotos --Jenson Button e Rubens Barrichello-- aparentemente sem emprego.

Os dois pilotos foram posteriormente contratados por Ross Brawn, inglês que comprou o espólio da Honda e fundou uma nova equipe, a Brawn GP, líder da categoria em 2009.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) emitiu um comunicado oficial lamentando a saída da montadora alemã e usando o novo exemplo de abandono para defender uma imediata redução de custos na F-1.

"A FIA lamenta o o anúncio da intenção da BMW de deixar a F-1, mas não está surpresa com isso. Está claro que o esporte a motor não pode ignorar a crise econômica mundial. E por isso a FIA preparou um regulamento para cortar gastos drasticamente."

Com a saída da BMW, a F-1 tem confirmada para a próxima temporada 12 escuderias, duas a mais do que neste ano. As nove remanescentes do atual campeonato, além das novatas Campos, Manor e USF1, que não possuem vínculo com montadoras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet