Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Bienal reúne os 500 maiores produtores de MT

Referência no agronegócio mundial, Mato Grosso reúne produtores que se destacam pela excelência na gestão, cujo diferencial é a adoção de práticas eficientes de administração agrícola. Essas experiências serão destaque na terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, realizada pela Famato de 19 a 21 de agosto em Cuiabá, cujo tema é “Renda Agrícola”.


"O foco é assegurar a renda na produção agrícola, e conhecendo mais de perto as experiências desses agricultores, poderemos avançar", observa o coordenador do evento, Ricardo Arioli Silva.
Somando hoje 1,2 mil ha em que planta soja, arroz e milho, o produtor José Eduardo Macedo, de Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá), destaca a importância da gestão no sucesso dos negócios. “Há algum tempo, o foco era apenas a escala de produção. Mas a estabilidade e o sucesso são resultado de gestão e organização”, ensina, colhendo hoje os bons frutos da diversificação da fonte de renda.

Já o produtor Adilson Jacinto da Silva, líder de um grupo em União do Sul, município próximo de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), enfatiza os processos “da porteira para fora”. “Dominamos as etapas de produção, a dificuldade está fora da porteira. É preciso entender o mercado futuro, os pacotes de negócios. O pulo do gato está na hora de comercializar a produção. Uma boa safra significa plantar bem, colher bem e vender bem. Quem não vende bem já fica, logo de cara, com perdas de 20% a 30%. Esse é o caminho para o algo a mais”, afirma.

Durante a Bienal dos Negócios da Agricultura, serão discutidos tanto os pontos que limitam a renda da atividade agrícola como as ferramentas para uma eficiente gestão rural. A programação (clique aqui para ver mais) inclui temas estratégicos para o agronegócio, como logística, sucessão familiar, custos de produção, questão fundiária e sustentabilidade ambiental. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo site www.bienaldaagricultura.com.br.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, já confirmou presença para participar da terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura. O ministro participará do painel sobre “Os desafios governamentais para garantir renda à agricultura”.

Ao lado do ministro, também participarão a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM/TO), e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR/MT) – além do Ministro de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas. Será a segunda vez que Reinhold Stephanes vem a Cuiabá: o ministro participou da última edição da Bienal, em 2007, quando participou da abertura do evento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet