Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Irlanda receberá dois presos de Guantánamo

A Irlanda anunciou nesta quarta-feira que receberá, dentro de dois meses, dois presos do centro de detenção da baía de Guantánamo, mantida pelos Estados Unidos em Cuba para suspeitos de terrorismo.


A Irlanda havia dito previamente que cogitava receber dois prisioneiros uzbeques selecionados para realocação, como forma de contribuir com os esforços do presidente americano, Barack Obama, para desativar até o final de janeiro o presídio.

"Estou consciente da intenção dos Estados Unidos de fecharem o centro da baía de Guantánamo, em parte pela transferência de detentos que não sejam mais vistos como uma ameaça à segurança, mas que não podem voltar para os seus países, para outros países dispostos a aceitá-los", disse o ministro irlandês da Justiça, Dermot Ahern, na quarta-feira.

Ainda há cerca de 230 presos em Guantánamo, prisão cuja existência é condenada internacionalmente. O governo dos EUA reiterou na semana passada a intenção de fechar o local até janeiro, apesar da demora em um relatório que será essencial para tal fim.

Portugal e Itália já aceitaram receber prisioneiros, enquanto Hungria e Espanha discutem essa possibilidade com os EUA.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet