Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Gestão

Projetos sociais é prioridade

Foto: Reprodução

Projetos sociais é prioridade
Investir nas políticas sociais. Desde que assumiu o Palácio Alencastro, em 2005, o prefeito Wilson Santos tem dado ênfase aos projetos de assitencia social na Capital. “Cuiabá, assim como todas as cidades brasileiras, tem uma demanda muito grande de pessoas que necessitam de apoio social.


Para suprir essa carência, a Prefeitura tem trabalhado incessantemente. São cerca de 30 programas sociais que tem mudado a vida de muitas famílias. Só como exemplo, cito o Siminina, criado na gestão do ex-prefeito Roberto França. Demos continuidade a esse trabalho, ampliamos a capacidade de atendimento. Hoje, colhemos os frutos. O índice de gravidez na adolescência é zero e a aprovação escolar chega a 99%”, ressaltou Santos.

Wilson afirma que o sucesso do Siminina já chama a atenção em nível nacional. “O Siminina é uma realidade cuiabana com destaque nacional. O Governo Federal está querendo nacionalizar o projeto. É um sinal de que Cuiabá está no caminho certo”, observou. Cuiabá foi eleita, em 2008, pela renomada Fundação Abrinq, como a cidade que mais desenvolve ações de políticas públicas voltadas ao atendimento da criança e do adolescente, concedendo ao prefeito Wilson Santos o título de “Prefeito Amigo da Criança”.

“Esse prêmio foi dado a Capital de Mato Grosso pelo excelente trabalho que vem sendo realizado na atenção social. Fomos premiados porque desenvolvemos ações que reduziram a mortalidade infantil, que aumentaram o número de crianças nas escolas, que diminuiu a evasão escolar. Em 2005, Cuiabá tinha apenas 74 crianças com necessidades especiais nas escolas. Hoje temos 530, isso é priorizar”, afirmou.

A frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), a secretária Celcita Pinheiro, na manhã de hoje (29-07), concedeu entrevista ao programa Cidade Independente, na Rádio Cidade, onde traçou um “raio x” da atuação social da Prefeitura de Cuiabá.
 
“A Prefeitura contabiliza muitos avanços no setor social. Temos focado nosso trabalho em projetos que apresentam resultados excelentes”, pontuou. Quando Wilson Santos assumiu a Prefeitura não tínhamos nenhum Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Uma das determinações foi que a gestão pública estivesse próxima do cidadão. Estamos cumprindo essa missão. Hoje temos em Cuiabá cinco Cras, que são como uma extensão da Secretaria”, explicou. As unidades do Cras estão localizadas nos bairros: Pedra 90, Tijucal, Jardim União, Jardim Araçá e Planalto.

Dentro de cada Cras, o munícipe encontra serviços como cadastramento do Bolsa Família, atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria com o Governo Federal, além de assistência social. “Nos Cras possuímos esses programas e também colocamos a disposição da população, assistentes sociais aptas a encaminhar e resolver problemas de ordem social. Uma unidade como a do Pedra 90, por exemplo, atende pelo menos 17 bairros”, garantiu Celcita.

A secretária informou que a Prefeitura trabalha em um projeto de reestruturação dos Cras, para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento. “Já estamos com um projeto de reforma dos Cras. No início da gestão, começamos a utilizar os espaços que a Prefeitura já possuía, mas agora, com uma demanda cada vez maior, vamos ampliar nossas unidades, garantindo um serviço com qualidade e acessibilidade”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet