Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Educação

Curso prepara treinadores para transmitir conhecimento olímpico a jovens pobres

Trinta e cinco treinadores de modalidades de esportes de combate olímpico e capoeira, que atuam em áreas afetadas pela violência no estado do Rio, estão sendo capacitados, em curso iniciado hoje (12) e que termina na sexta-feira (14), para desenvolver o papel de mentor a fim de que apliquem o conhecimento adquirido a jovens para que disseminem o que aprenderam em suas famílias e nas comunidades. O curso é promovido pela organização não governamental (ONG) Luta Pela Paz, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A coordenadora de projetos do Luta Pela Paz, Diana Bonar, disse que o trabalho desenvolvido no curso é de trocar experiências entre os instrutores a fim de capacitá-los para lidar com as demandas sociais que aparecem nos projetos sociais que atuam. “O curso é educador esportivo social. Então, é importante se ocupar do desenvolvimento pessoal do aluno para que ele tenha mais autoestima, autonomia e senso crítico”.

Segundo Diana, a função do professor, no contexto de uma comunidade afetada pelo crime e violência, não é só de ensinar a técnica, mas verificar se o aluno está se sentindo bem emocionalmente, sentimentalmente e fisicamente. 

A coordenadora de esportes da organização, Luciana Neder, disse que o curso vai melhorar a qualidade do ensino desses treinadores. “Nós esperamos que os treinadores saiam daqui mais bem capacitados para desenvolver o lado pessoal dos alunos, além do esportivo.” Segundo ela, a parceria com o COB tem a pretensão de atingir outras comunidades, além das 17 nas quais os treinadores do curso atuam. 

O professor de educação física, Manuel Lúcio Araújo Filho, com um projeto social na comunidade do Cesarão, na zona oeste do Rio, afirmou que a integração e a possibilidade de ter uma metodologia, agrega muito ao trabalho cotidiano na comunidade. “Essa integração entre as comunidades vai agregar muito ao meu trabalho daqui para frente. Eu quase não tenho apoio na minha comunidade e não tenho parceria. Aqui aumenta o meu campo de visão sobre outros tipos de trabalho. Essa confraternização é a alma do curso”. 

Amanhã (13), o COB vai oferecer o conteúdo de olimpismo aos participantes do curso, transmitindo os valores olímpicos. Segundo o gerente de comunicação do COB, Claudio Motta, os valores que serão enfatizados no curso são os de amizade, respeito e excelência. “Acreditamos que com o fortalecimento destes valores, educadores e jovens desenvolverão habilidades que poderão ser aplicadas em outros aspectos de sua vida cotidiana”,disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet