Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Seduc e Energisa firmam parceria para instalação de transformadores nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmou uma parceria com o grupo Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para o Estado, para instalação de transformadores nas 217 escolas estaduais que ainda não possuem salas de aula climatizadas. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (19.08), no Palácio Paiaguás, em reunião entre o governador Pedro Taques, o secretário de educação, Permínio Filho, e o diretor presidente do Grupo Energisa, Wilson Couto Oliveira. 


Conforme Permínio, a demanda foi observada durante visitas às unidades escolares, tanto da Capital quanto do interior. Em pouco mais de oito meses de gestão, 51 instituições foram visitadas pelo governador e 128 receberam o secretário de Educação. A falta de climatização das salas de aula foi um dos principais problemas apontados. 

Das 753 escolas estaduais, 217 ainda não possuem aparelhos de ar condicionado, sendo necessária a aquisição de 6.950 equipamentos, conforme apontou o levantamento realizado pela Seduc. Em 2015 o Estado deverá sanar o problema em 85 instituições. Ainda segundo secretário, 12 escolas possuem os aparelhos, mas faltam transformadores adequados para a instalação. Assim, tais unidades serão priorizadas no processo. 

De acordo com a Seduc, a instalação dos aparelhos acontece em três etapas – adequação interna, colocação dos transformadores e ligação da rede. Atualmente, as duas primeiras são realizadas em parceria com o Governo Federal, enquanto que a terceira fase é feita com a concessionária. Contudo, a ideia é que a Energisa participe de todo o processo. 

O diretor presidente do Grupo Energisa, Wilson Couto Oliveira, informou que o início dos serviços será definido em uma reunião com a equipe técnica da secretaria, a ser realizada nos próximos dias. Conforme Oliveira, a equipe traçará uma estratégia para atender os pontos prioritários, de acordo com a disponibilidade da rede. Os trabalhos não deverão afetar a comunidade escolar, pois poderão ser executados aos finais de semana. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet