Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Educação

Bolsa Universitária

"Foi a porta que se abriu na minha vida", diz médico formado graças a programa social

Foto: Assessoria

Quando chegou ao terceiro ano do ensino médio, Pedro Mufatto, hoje com 25 anos, se viu com sérias dificuldades para concretizar seu sonho. Queria ser médico, curso mais concorrido nas universidades públicas e mais caro nas privadas, mas não tinha dinheiro para pagar sequer o cursinho. Foi no Bolsa Universitária, extinto programa social da Prefeitura de Cuiabá, que viu sua oportunidade. Nesta semana, Mufatto se firmou em Medicina ao lado de quatro colegas. Eles são os primeiros alunos do Bolsa Universitária formados médicos.   


Leia também:
Programa Bolsa Universitária 'forma' em medicina cinco estudantes carentes de Cuiabá

“Esse programa foi a porta que se abriu na minha vida”, afirma Pedro Mufatto. “Eu não teria condições de pagar a mensalidade da faculdade de medicina. Representou a oportunidade de realizar o meu sonho de ser médico. Decidi lutar para ser médico no terceiro ano do ensino médio”.

Quem também fala da realização é a diplomada Fernanda Torres. “Tinha o sonho de ser médica. Queria trabalhar em algo que ajudasse as pessoas. Tive um atendimento de excelência na saúde durante minha infância e pensava em retribuir isso. Esse sonho foi surgindo com esse sentimento”, comentou.

Para Fernanda, passar pelo programa Bolsa Universitária foi a confirmação desse sonho. “Foi o projeto que Deus tinha para mim. Eu já estava desistindo deste ideal e conseguir o programa foi a confirmação do propósito de Deus na minha vida”.

José Luis Siqueira, pai de Josiane Siqueira, outra formada, afirma que espera por esse sonho há oito anos.  “Hoje o dia é pequeno para tanta emoção. É uma felicidade muito grande que só foi possível graças ao programa da prefeitura. Um pai de família, assalariado, não teria condições de ver esse sonho ser realizado”, disse.

O Bolsa Universitária foi implantado pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), em 2008, e beneficiou mais de 1000 alunos carentes com formação de nível superior em universidades pública e privadas.

“A educação teve prioridade no nosso mandato. Na minha concepção só tem duas coisas que mudam o ser humano, Deus e a educação”, disse o deputado Wilson Santos, que participou da diplomação dos novos médicos. “É uma alegria enorme, é como ver um filho realizando um sonho. O pai fica mais feliz, vibra mais do que o próprio filho que está formando”, declarou o hoje deputado federal, que foi convidado para a formatura dos estudantes.

O tucano recorda que Cuiabá saiu do 17º para o 7º lugar no ranking das capitais brasileiras com melhor referencial do Índice Nacional do Desenvolvimento da Educação (Ideb) em sua gestão. “Melhoramos desde a creche, passando pela pré-escola, reforçamos a qualidade do ensino fundamental, melhoramos muito o Ideb do ensino fundamental e criamos o cursinho pré-vestibular e a Bolsa Universitária. Pelo cursinho, mais de quatro mil jovens e adultos conseguiram chegar às universidades. Com a Bolsa Universitária municipal foram 1008 novos profissionais no mercado de trabalho”.

Os novos médicos terão, como única contrapartida, que fazer 400 horas de estágio em unidades públicas da capital, como postos de saúde, Upa´s e Pronto Socorro. “Estamos entregando à sociedade cinco novos profissionais, cinco novos médicos que foram custeados com dinheiro do contribuinte”, pontuou o deputado. “É uma data histórica, festiva, a diplomação dos cinco primeiros médicos, totalmente financiados, bancados pela prefeitura. Aqui não tem financiamento”, comemorou. Com informações da assessoria de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet