Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

Novos projetos habitacionais devem prever estrutura para saúde, segurança e educação

Para garantir qualidade à população, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) irá aprovar novos projetos habitacionais somente em áreas que tenham potencial para receber estruturas de saúde, segurança pública e educação. A normativa, que será implementada em novos contratos, tem o objetivo de dar condições dignas de bem viver aos futuros moradores. 


Assim, a Secid irá trabalhar em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Segurança Pública (Sesp). A integração dos trabalhos se dará, principalmente, no momento em que o novo projeto estiver sendo formatado. 

“É importante saber se a região que tem condições de receber novas residências também poderá integrar novas escolas, postos de saúde e policiamento. São novas famílias que irão residir naquele espaço e todas precisam de estrutura para viver adequadamente”, reforçou o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto. 

O objetivo é evitar situações semelhantes a que ocorre no bairro Jardim Buritis, em Primavera do Leste, por exemplo. A localidade, devido ao crescimento desordenado, sofre hoje com a falta de estrutura para os moradores. Atualmente, 20 mil pessoas residem no bairro, que somente este ano recebeu a primeira creche municipal. 

Planejamento 

Além das normativas para aprovação de novas habitações, o crescimento ordenado dos municípios é também reflexo do planejamento urbano. Para que isso seja realidade em Mato Grosso, a Secid já está trabalhando para apoiar as cidades na elaboração dos planos de uso e ocupação do solo, disponibilizando gratuitamente a ferramenta GeoCidades e seu corpo técnico. “Com este documento, os gestores conseguem ter direcionamento adequado voltado ao crescimento da cidade e, consequentemente, trazendo qualidade à população”, explicou o secretário. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet