Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Pesquisa ratifica previsão de subida do nível médio do mar

Um modelo matemático independente, apresentado ontem por meio de um artigo científico na revista "Nature Geoscience", mostra que o nível médio do mar vai subir entre 7 e 82 centímetros até 2100, por causa das mudanças climáticas globais.


Os dados praticamente coincidem com as previsões feitas pelo IPCC, o painel do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).

Icebergs e corais são as áreas que serão afetadas pelo aumento do nível do mar, de acordo com pesquisadores norte-americanos

O estudo realizado por Mark Siddall (Observatório da Terra Lamont Doherty, EUA) e colaboradores é baseado nas oscilações do nível médio do mar ao longo dos últimos 22 mil anos.

A metodologia utilizada na pesquisa é diferente da empregada pelo IPCC, que não analisou um mesmo intervalo tão grande de tempo.

Pelos dados do painel internacional, a subida média do nível do mar ficará entre 18 e 59 centímetros. Essa alteração está atrelada a uma subida nos termômetros do planeta de 1 a 6C.

Dados divulgados no início deste ano mostram que a velocidade de subida do nível do mar, entre 1993 e 2008, foi quase o dobro daquela verificada na maior parte do século 20. Esses resultados não saíram de modelos, mas de medições reais.

O grupo que fez essas análises calcula que, até 2100, também por causa do aquecimento global, a linha d'água oceânica estará até 1,80 metro mais alta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet