Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Filho de costureira é aprovado em 8 universidades e vai estudar na Europa

O coração de uma mãe orgulhosa também fica apertado na despedida do filho, que está de malas prontas para realizar o sonho de cursar uma universidade na Europa. Elias Oliveira Romualdo da Silva, de 19 anos, morador de São Fidélis, no Norte Fluminense, foi aprovado em 8 universidades, sendo três estrangeiras e cinco brasileiras, sendo três públicas e duas particulares. A opção foi o curso de engenharia civil da Universidade de Coimbra. O estudante segue nesta quarta-feira (9) para Portugal.


O estudante fez 813 pontos em matemática no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e foi aprovado para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (UFB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e para a Pontífica Universidade (PUC) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além de três universidades de Portugal: Algarve, Coimbra e Universidade da Beira do Interior.

Com uma trajetória em escolas públicas o aluno disse não ter estudado especificamente para os vestibulares.

"Só estudei mesmo para o ensino médio, não me preparei para o vestibular, não fiz nenhum curso específico não. No começo eu não imaginava. Se você tem um foco, se tem um objetivo, se você mirar naquela meta talvez você não consiga aquela meta, mas vai conseguir algo muito bom. E foi o que eu fiz", conta.

A mãe do estudante, Marileia Maia, que tem outros três filhos, não controlou as lágrimas ao ver o filho arrumando as malas. Ela, que morava sozinha com Elias, vai ter que enfrentar a saudade, mas o choro também é de orgulho. A costureira explica que o esforço e a dedicação fizeram com que o filho mudasse a realidade da família.

“As vezes tinha dia que eu não tinha dinheiro para dar para ele almoçar. Depois ele conseguiu bolsa e melhorou um pouquinho. Sempre foi muito estudioso e eu sabia que ele ia chegar lá”, ressaltou Marileia Maia, lembrando da época que Elias morou cerca de três anos em Campos para cursar o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Rumo à Coimbra
O sonho era antigo, mas a decisão de cursar a Universidade de Coimbra foi há menos de um mês da viagem. No dia 14 de agosto, Elias decidiu que iria realizar seu sonho, após conseguir se inscrever na faculdade. E graças a solidariedade dos amigos, vizinhos e professores, o sonho do futuro engenheiro pode ser realizado.

“Eu ganhei doações e quero agradecer todo mundo que tem me ajudado. Muita gente tem me ajudado pontualmente agora no início. Desde as pessoas que me ajudaram com a passagem, mala, até gente quem me deu roupas. Eu não tenho condições de viajar por minhas vias normais, mas Deus tem me ajudado muito”, comenta Elias, que citou que três pessoas da cidade irão realizar depósitos em dinheiro durante todo o período dos estudos, para custear a faculdade e a estadia.

Elias contou que já fez contato com dois alunos que também fazem o curso de engenharia na Coimbra, aos quais a própria instituição facilitou o acesso.

“A universidade ofereceu informações, dicas práticas e disponibilizou o contato de um aluno, o Felipe, que é de São Paulo e que cursa o mesmo curso que eu vou. E também tem um conhecido de uma professora, o José, que eu já fiz contato e eles também viajam amanhã”.

De malas prontas, ansiedade em alta e muito confiante, o estudante disse que está preparado para a nova experiência.

“A ficha ainda está caindo aos poucos. Você fica nervoso, fica feliz, é uma emoção muito grande, mas eu sei que vai valer muito a pena”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet