Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

UFMT e USP oferecem primeiro doutorado em computação em Mato Grosso

Começa na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, o primeiro curso de doutorado a ser oferecido em Mato Grosso na área de computação. Trata-se de um doutorado interinstitucional em sistemas digitais que será realizado graças a um convênio entre a Escola Politécnica da USP (EPUSP), que atuará como promotora, e a UFMT, que ficará como receptora. Participam, também, da iniciativa o MEC, através da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Fapemat (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), que são responsáveis pelo apoio financeiro, além da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), do Cepromat (Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso) e do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), que são associados do projeto.


Segundo a Profª Marinez Isaac Marques, coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os primeiros passos para a implantação desse doutorado foram dados em 2006, quando representantes da UFMT fizeram a primeira visita à USP para discutirem a proposta. ´´Foram três anos de negociações, de elaboração do projeto do curso, de discussão sobre as disciplinas que deveriam compor o doutorado e sobre a seleção dos alunos.´´ Marinez Marques atribui a morosidade do processo aos critérios rigorosos que a USP utiliza nesse tipo de parceria, mas enfatiza que todos os esforços se justificaram pelo impacto positivo que o curso criará, não só na UFMT e nas instituições associadas, mas também no Estado.

Corroborando a opinião da coordenadora de Pós-Graduação, a coordenadora operacional do Doutorado Interinstitucional EPUSP-UFMT, Profª Patrícia Cristiane de Souza, esclareceu que o Dinter tem dois focos principais: capacitar recursos de alto nível para Mato Grosso num menor espaço de tempo e possibilitar a criação do mestrado na área de computação na UFMT. Patrícia Souza lembra que, ´´em quatro anos, lançaremos, no Estado, dezessete doutores em sistemas digitais, para atuarem não apenas nos três campi da UFMT, mas também na Unemat, no IFMT e no Cepromat e, daqui a cinco anos, teremos condições de criar o mestrado, pois teremos o número suficiente de doutores para isso.´´

Além de possibilitar que professores da UFMT, da Unemat e do IFMT façam sua pós-graduação sem necessidade de se deslocarem para outro estado ou país e, desta forma, afastando-se integralmente de suas atividades, o doutorado interinstitucional, na avaliação de Marinêz Marques e Patrícia Souza, favorecerá o intercâmbio com os pesquisadores da USP.

A aula inaugural do doutorado insterinstitucional em sistemas digitais, na segunda-feira, dia 3, será ministrada pelo Prof. José Roberto Castilho Piqueira, às 15h30, no saguão do Teatro Universitário. José Roberto Piqueira é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Também participarão do evento a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, o vice-diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Cardoso, o secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Francisco Tarquínio Daltro, o Diretor Presidente da Fapemat, João Carlos de Sousa Maia, o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, o reitor da Unemat, Taisir Mahamudo Karim, e o diretor do Cepromat, Luiz Fernando Caldart.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet