Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

BOA NOTÍCIA

MT tem queda no desmate no mês de junho, afirma instituto Imazon

O Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia divulgou nesta quinta-feira (30.07) os dados do desmatamento na Amazônia Legal relativos a junho deste ano. De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) foi registrado 150 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 75% em relação a junho de 2008 quando o desmatamento somou 612 quilômetros quadrados.


O desmatamento acumulado de agosto de 2008 a junho de 2009, período que corresponde aos onze meses do calendário atual de desmatamento, totalizou 1.234 quilômetros quadrados. Isso representa uma redução de 74%, em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (4.755 quilômetros quadrados).

Em junho de 2009, o desmatamento foi maior no Pará (81%). Nos outros Estados o desmatamento ocorreu em menor proporção: Rondônia (7%); Mato Grosso (7%), percentual que corresponde a 10,5 quilômetros quadrados; Amazonas (3%); e Tocantins e Acre com 1% cada.

Comparando o desmatamento ocorrido em agosto de 2008 a junho de 2009 com o mesmo período do ano anterior (agosto de 2007 a junho de 2008), houve redução de 74% no desmatamento na Amazônia Legal. Segundo análise do Imazon, em termos específicos, essa redução foi mais expressiva em Mato Grosso (-80%), Rondônia (-80%) e Pará (-70%). Nesse período, houve aumento na proporção de área desmatada no Acre (+3%), embora em termos absolutos o acréscimo no Acre foi muito pequeno (apenas 3 quilômetros quadrados).

O Boletim Transparência Florestal aponta também que houve um aumento significativo de florestas degradadas em junho de 2009 alcançando 661 quilômetros quadrados. A grande maioria (84%) dessa degradação ocorreu em Mato Grosso; 14% no Pará e o restante em Rondônia e Acre.

O Imazon analisou a situação dos 36 municípios considerados críticos em relação ao desmatamento. De acordo com o SAD, o desmatamento acumulado nos 36 municípios no período de agosto de 2008 a junho de 2009 (período após a divulgação dos 36 municípios mais críticos), foi 677 quilômetros quadrados. Se comparado com o mesmo período anterior (agosto de 2007 a junho de 2008), quando o desmatamento nesses municípios atingiu 2.834 quilômetros quadrados, houve uma redução de 76% no desmatamento, no calendário atual de desmatamento nesses municípios.

Nesse período, de acordo com os dados do Imazon Nova Maringá, Paranaíta, Cotriguaçu, Peixoto de Azevedo, Juína, Confresa e Alta Floresta (todos de Mato Grosso), mantiveram o desmatamento abaixo de 40 quilômetros quadrados durante os dois períodos analisados.

Em relação a áreas protegidas foram detectados 32 quilômetros quadrados de desmatamento em junho deste ano. As áreas mais afetadas estão localizadas no Pará, na área de influência da BR-163 (região Oeste). Em Mato Grosso foi detectado menos de um quilômetro quadrado na Terra Indígena Aripuanã.

Em junho foi possível monitorar com o SAD 58% da Amazônia Legal devido a cobertura de nuvens. A região não mapeada corresponde a quase totalidade de Roraima, mais de dois terços do Amapá, e mais da metade do Amazonas e Pará. Por outro lado, houve menor proporção de nuvens (menos de 3%) em Rondônia, Acre e Tocantins. Além disso, parte do Maranhão que integra a Amazônia Legal não foi analisada. Foram 150 Km2 para toda a Amazônia Legal. Foi uma redução de 75 % em relação ao mesmo período de 2008. Mato Grosso ficou com 7 % deste total ou 10,5 Km2.

(Fonte: Imazon/SAD)

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet