Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap adota Teste Cromogênico-Colilert em análise de água

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está adotando um novo método de análise de água, denominado Teste Cromogênico-Colilert, cujo método permite identificar a presença de coliformes e E.Coli (bactérias existentes nas fezes) em água, a partir do corrente mês.


Segundo o engenheiro Noé Rafael da Silva, gerente operacional da Sanecap, a tecnologia do Colilert, para a análise de água, utiliza um substrato definido (Defined Substrate Technoligy – DST) e, ainda, detecta um único coliforme viável por amostra de água, num prazo de 24 horas.

A base do método do Colilert consiste na afinidade que os microorganismos têm por determinados nutrientes correspondentes ao seu metabolismo e, utilizam estes mesmos nutrientes, como fonte de carbono.

Os nutrientes indicadores específicos de Colilert são ONPG (orto-nitrofenol- β –galactopiranoside) e o MUG (4-metil-umbeliferil- β -d-glucurônico), conhecidos como meio de cultura, apropriados para análise específica da presença de microorganismos na água.

Para a interpretação dos resultados do Colilert, utiliza-se a coloração do meio de cultura com a presença dos microorganismos, obtendo nas cavidades incolores resultados negativos, nas amarelas a presença de coliformes totais e, nas amarelas/ fluorescentes a presença de E. Coli (EC).

Atualmente, a análise dos indicadores de contaminação da água (Coliformes) é realizada no laboratório da Sanecap, mediante o método dos tubos múltiplos. A partir de hoje, nos laboratórios da Sanecap, serão utilizados métodos cremogênicos, cuja vantagem está relacionada com o tempo de resposta, que é de 24 horas, em relação ao método antigo, que é de 48 horas, além da simplicidade da análise, concluiu Noé Rafael.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet