Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Furacão Joaquín chega hoje às Bahamas com ventos de 195 km/h

Foto: Nasa

Furacão Joaquín chega hoje às Bahamas com ventos de 195 km/h
O furacão Joaquín atingirá nesta quinta-feira a região central das ilhas Bahamas como ciclone maior de categoria 3, com ventos de 195 km/h, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).


Em seu boletim das 9h (6h em Brasília), o NHC assinalou que o furacão já está a apenas 105 quilômetros da ilha de San Salvador, na latitude 23.4 norte e longitude 73.7 oeste, se deslocando lentamente a uma velocidade de 7 km/h.

Na trajetória prevista, o centro de Joaquín se movimentará perto ou sobre partes centrais da Bahamas esta noite e passará perto ou sobre a parte noroeste das Bahamas na sexta-feira.

Segundo o NHC, sediado em Miami, o furacão se fortaleceu nas últimas horas enquanto mantém seu curso em direção ao oeste-sudoeste, mas espera-se que gire esta noite para oeste-noroeste, seguido de um giro para o norte e um aumento na velocidade de avanço na sexta-feira.

As autoridades emitiram um aviso de furacão (que indica a passagem do sistema em 36 horas) nas Bahamas centrais e no noroeste das ilhas, incluídas Abacos, Berry Islands, Eleuthera, Ilha Grande Bahama e Nova Providência.

Também foi emitido uma vigilância de furacão (passagem do sistema em 48 horas) para Bimini e a Ilha Andros, e aviso de tempestade tropical para o sudeste das Bahamas.

Joaquín é desde a noite de quarta-feira um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, e os meteorologistas preveem inclusive algum fortalecimento nas próximas horas.

As autoridades alertaram a população das Bahamas diante da possibilidade de fortes ressacas de até 2,4 metros acima do nível habitual, com fortes ondas perto do litoral.

O furacão deve provocar fortes chuvas de até 250 milímetros, que poderiam provocar inundações nas ilhas.

As ressacas provocadas pelo furacão afetarão as Bahamas e à costa sudeste dos Estados Unidos nos próximos dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet