Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Educação

Auditores divulgam diagnóstico da educação no III Fórum Municípios e Soluções sobre o ensino público em MT

Foto: Da Assessoria

Auditores divulgam diagnóstico da educação no III Fórum Municípios e Soluções sobre o ensino público em MT
Voltado à educação, III Fórum Municípios & Soluções "Diagnósticos e Desafios do ensino público em Mato Grosso" traz os resultados de uma auditoria especial no Ensino Fundamental. Com informações coletadas entre 2012 a 2014 o estudo abrange 50 escolas das redes estadual e municipal, em 21 municípios, número que representa quase 40% da população do Estado.  O evento, que segue até quinta-feira (8/10) reúne 411 participantes e se propõe também a apresentar diagnósticos do setor. O governador Pedro Taques também esteve presente na abertura do Fórum, que acontece no Hotel Fazendo Mato Grosso.


Leia mais:
Área do 44º Batalhão deve se transformar em Parque Cultural com cinema, museus e áreas para oficinas


O diagnóstico, realizado pelo Tribunal de Conta do Estado (TCE-MTI), verificou aspectos como a infraestrutura, o financiamento do ensino e a gestão. Os auditores identificaram que diretores e coordenadores escolares não recebem periodicamente capacitações aplicáveis ao exercício de suas funções.

Ao todo, a rede pública de Mato Grosso atende a 423.972 alunos matriculados em 2.288 escolas no Ensino Fundamental. Uma das características que mais chama a atenção sobre a realidade do Estado é que aproximadamente 17% desses alunos estão nas 876 escolas rurais. Diante desse contexto, os auditores estabeleceram uma metodologia de análise e coleta de dados para darem conta das realidades urbanas e rurais do ensino, considerando as distinções entre as unidades.

A auditoria contou com a Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais e parceiros como municípios, Governo de Estado e entidades e será levada ao Pleno do TCE-MT, sob a relatoria do conselheiro Antonio Joaquim que tem acompanhado os trabalhos.

Além do presidente do TCE-MT, Waldir Teis, o governador do estado Pedro Taques, o secretário de Educação, Permínio Pinto e o deputado estadual Pedro Satélite, compareceram a abertura do evento.  

"Estamos aqui para buscar o caminho da melhoria na educação junto do Governo do Estado que tem dado especial atenção ao tema. A solução para muitos dos problemas enfrentados na atualidade, passa pela educação", afirmou Teis.
 
Pedro Taques enalteceu a realização do evento e afirmou que o governo estadual está colaborando com o trabalho de auditoria e diagnóstico do Tribunal de Contas no Ensino Fundamental, pois considera a grande importância do tema.

Taques destacou ações como a reforma de escolas e classificou como vergonhosos os indicadores que revelaram que o Estado tem o pior ensino médio do Centro Oeste até 2014. “Estamos trabalhando pra transformar essa realidade e em nove meses de gestão já visitei 56 escolas, acompanhado de professores e diretores a fim de compreender de perto a realidade.”

Com relação ao baixo desempenho em políticas educacionais, o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho contou que já foram definidas e iniciadas ações como a formação continuada de professores, a escola de gestores e serão aplicadas avaliações internas antes das avaliações externas que fundamentam os indicadores nacionais.

Ao longo de dois dias, os participantes acompanharão os painéis, onde serão apresentados os dados de auditoria. Serão realizados ainda debates com especialistas e apresentados casos de sucesso, indicando possibilidades para solucionar as dificuldades identificadas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet