Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

gripe suína

Augustinho Moro descarta adiar aulas e pede tranqüilidade a todos

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Augustinho Moro, em coletiva nesta tarde (31), afirmou que, nas atuais circunstâncias, interditar estabelecimentos com grande aglomeração de pessoas ou suspender aulas em decorrência da nova gripe, a Influenza A, é desnecessário. “São medidas radicais. Mesmo a ocorrência de uma morte não as justifica”, garantiu.


Segundo Moro, essas decisões só foram tomadas em quatro estados - até o momento da coletiva eram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná; Minas Gerais também anunciou o adiamento da volta às aulas nesta tarde– onde, além de um grande número de infecções, há também fatores climáticos que favorecem a disseminação do vírus. “O Sul e o Sudeste passam por um período de frio e chuva, que coincidiu com a chegada do novo vírus, obrigando a tomada de algumas decisões”, explicou.

Já em Mato Grosso, o período é de seca e sol, debilitando o potencial transmissor da gripe suína. Segundo o secretário, o vírus permanece 10 horas ativo no frio, enquanto no calor o tempo reduz para 50 minutos.

No entanto, Augustinho deixa bem claro que o monitoramento da gripe é diário e pode mudar a qualquer instante, como já ocorreu desde o inicio da pandemia.

Além disso, Moro afirmou que, na atual fase da disseminação, interditar locais com grande aglomeração de pessoas não surtirá efeitos quanto à entrada da gripe no Estado. Segundo ele, devido ao retorno das aulas, muitas pessoas estão retornando das viagens de férias e muitas vezes de algum local onde a ocorrência da gripe já esta acentuada. Dessa forma, o vírus continuará a vir de fora de Mato Grosso.

O secretario estuda algumas medidas de pouca expressão no cotidiano do cidadão, mas significativas para a prevenção da doença. Entre elas, não freqüentar ambientes fechados, lavar bem as mãos e reduzir o contato físico. “Podemos também adotar um período em que o ônibus coletivo circule de janelas abertas, o mesmo para as escolas.”

Para Moro, é necessário que a população fique tranqüila, pois todas as providências estão sendo tomadas. Ele esteve reunido com secretários de Estado de Saúde de todo Brasil, em um encontro com o Vigilante do Ministério da Saúde, na quarta-feira (22), e todas as orientações estão sendo seguidas. “É importante manter o alarme, mas sem alarde”, afirmou.

Até hoje, Mato Grosso já registrou 64 notificações da gripe suína, das quais 11 foram confirmadas, 38 descartadas e 15 em monitoramento. Seis dos casos confirmados são de Cuiabá. Uma das pessoas em observação não teve contato com pessoas de fora do Estado ou veio de viagem. Se for confirmada a gripe suína nesta pessoa, a transmissão é sustentável, ou seja, a circulação do vírus no Estado também será admitida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet