Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Discurso

Senador teme escassez de serviços públicos por conta do garimpo em MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Senador teme escassez de serviços públicos por conta do garimpo em MT
A ‘Corrida pelo Ouro’ voltou a ser assunto na última quinta-feira (15), desta vez em Plenário no Senado Federal. O senador José Medeiros (PPS-MT) cobrou uma ação do governo federal para regulamentar o garimpo na Serra do Caldeirão, localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá). A situação tem atraído o interesse de pessoas de todo o Brasil e também de outros países.


Leia mais:
Preocupada com 'superlotação', ALMT cria comissão para visitar garimpo em Mato Grosso
 
Durante o seu discurso no Plenário, José Medeiros destacou que acontece por lá um fenômeno parecido ao de Serra Pelada (PA), com a chegada de brasileiros de todas as partes na busca do ouro. Ele ainda afirmou que, por enquanto, a economia do município está aquecida com o dinheiro vindo do garimpo.
 
O senador disse ainda temer, porém, que em breve a cidade não tenha como oferecer serviços públicos a todos os habitantes. Ao todo, quase três mil pessoas estão na região em busca de ouro e de melhorar de vida rapidamente. Os ‘aventureiros’ trabalham dia e noite em busca de pepitas. Porém, o trabalho não é fácil e poucos estão preparados, principalmente com os equipamentos necessários, para fazer a extração.
 
Corrida pelo ouro
 
Uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) vive uma verdadeira 'corrida pelo ouro' e já é chamada de ‘Serra Pelada de MT'. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamam a atenção e 'acirram' a disputa por espaço. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas, nos últimos 15 dias, estejam trabalhando na mineração.
 
A equipe do Olhar Direto, composta pelo jornalista Lucas Bólico e o repórter fotográfico Rogério Florentino, está no local acompanhando o dia-a-dia dos garimpeiros que se arriscam em busca de ouro. De lá, os repórteres do Olhar Direto mostraram as dificuldades e as curiosidades que envolvem o ‘acampamento’.
 
As matérias (com fotos e vídeos exclusivos) podem ser conferidas nos links abaixo:
 
'Corrida pelo ouro' reduz oferta por mão-de-obra em cidade de MT e até concessionárias migram para garimpo
 
Com medo e sem equipamentos adequados, garimpeiros e amadores correm ‘contra o tempo’;fotos exclusivas

► Noite é intensa no garimpo com venda de bebidas, trabalho pesado e olhares 'desconfiados'
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet