Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Corrida pelo ouro

PRF inicia abordagem para convencer garimpeiros a deixar Serra do Caldeirão; grupos fomentam resistência

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

PRF inicia abordagem para convencer garimpeiros a deixar Serra do Caldeirão; grupos fomentam resistência
Na tentativa de garantir a ‘aventura’ em busca de ouro, grupos tentam fomentar a permanência no garimpo da Serra do Caldeirão (em Pontes e Lacerda), contrariando determinação em caráter liminar do juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior,  que atua em substituição na 1ª Vara da Subseção de Cáceres. Garimpeiros e 'aventureiros' já foram comunicados pela Polícia Rodoviária Federal quanto à existência da ordem e solicitaram que a área de extração seja liberada. (Veja vídeo abaixo)


Leia Mais:
Com desmonte de garimpo em MT, polícia teme que aventureiros sejam cooptados pelo tráfico

A constatação quanto ao 'movimento pela resistência'  é do chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Pontes e Lacerda, Hamilton Antônio da Silva, que vem atuando como interlocutor do Grupo de Gestão Integrada (GGI) – que reúne órgãos de segurança estaduais e da esfera federal.  
 
No domingo, 18, o inspetor realizou reuniões com os garimpeiros em pontos distintos da serra, onde, didaticamente, informou aos garimpeiros que o descumprimento da ordem judicial pode acarretar em multa diária de R$ 1 mil, além da apreensão e destruição de maquinários empregados na extração e ainda culminar em prisões. Uma das reuniões foi gravada e mostra que um grande número de homens atentos à explicação.
 
“O que se percebe é que existe um grupo considerável de pessoas que pretendem sair. Eles cobram uma data limite, mas expliquei que não disponho dessa informação. A ordem judicial determina que seja efetuada a retirada, mas essa é uma atividade que será coordenada pela Polícia Federal. A grande maioria das pessoas pretende sair, mas existem pessoas que tentam formatar uma estratégia na tentativa de permanecer no local”, pontou, afirmou Hamilton Antônio da Silva ao Olhar Direto.
 
Ainda segundo o inspetor, garimpeiros e aventureiros tomaram ciência da decisão judicial, mas até às 14h desta segunda-feira, 19, não havia comunicação da Justiça Federal, que deve ser executada por um oficial de justiça.
 
“Nós deixamos muito claro que iríamos facilitar a retirada dos objetos, sempre de forma pacífica, garantindo que a ordem seja cumprida”, asseverou.
 
A disseminação pelo ‘boca a boca’, as imagens de generosas quantias de ouro, além da divulgação por meio de aplicativos e redes sociais, ajudou a mobilizar milhares de pessoas que desde o fim de agosto trabalham na tentativa de garantir pepitas de ouro.  A ‘corrida’ fomentou na região, a rede hoteleira, o segmento alimentício e de hotelaria. As concessionárias de motos e veículos – neste mês – de acordo com estimativa do prefeito Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB) cresceu até 700%. Parte dos moradores do município largou o emprego para tentar a sorte no garimpo. Outra parcela tem dividido a rotina na cidade com a da Serra do Caldeirão.


Confira o vídeo:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet