Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

inep

Com 149,5 mil inscritos, Enem registra queda de 17%; alunos devem ficar atentos à mudanças desta edição

Foto: Internet

Com 149,5 mil inscritos, Enem registra queda de 17%; alunos devem ficar atentos à mudanças desta edição
Com queda de 17% em relação a 2014, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registra 149. 561 mil inscritos em Mato Grosso neste ano. A prova, que será aplicada em todo o Brasil no próximo final de semana, dias 24 e 25, contabilizou ao todo 7.746.118 de inscrições. Este número corresponde a 975.828 matriculados a menos que os 8.721. 946 do ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, até a manhã de hoje, do total de inscritos, 26% ainda não buscaram saber seu local de prova na página do participante. 


Leia mais:
Diagnóstico precoce do câncer de mama amplia chances de cura

 
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a diminuição nas inscrições ocorreu em todo o país. Não há uma análise oficial sobre o dado, mas o órgão estima que os números de 2015 tenham relação com uma medida adotada pelo Governo Federal para contenção de gastos.
 
A nova norma estabelece que os concorrentes que efetuaram pedido de isenção na cadastro, de R$ 63,00, devem comparecer aos dois dias de prova, ou então não poderão se isentar da taxa no ano que vem. Deste modo, despesas desnecessárias podem ser evitadas.
 
Realizada em cerca de 1700 municípios brasileiros, a avaliação tem como objetivo avaliar principalmente os alunos que estão terminando o ensino médio e democratizar o acesso ao Ensino Superior, já que a maioria das universidades públicas do país passou a adotar a nota do exame como método de ingresso.
 
Mudanças
 
Os participantes também devem ficar atentos a outras mudanças desta edição, como a do novo horário de início das provas. Agora, os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30. No sábado 24, as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão aplicadas até as 18h. No domingo (25), as provas de Linguagens, Matemática e redação do Enem 2015 serão aplicadas até as 19h.
 
Informações e local de prova
 
A única maneira de consultar o local de prova do Enem 2015 é por meio do cartão de confirmação de inscrição. O documento encontra-se disponível exclusivamente via internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. No acesso, o candidato precisa clicar em “Página do Participante”, informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha do Enem 2015. Quem tiver perdido a senha poderá recuperá-la clicando no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível no canto inferior esquerdo da página.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet