Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Serra do Caldeirão

Policia Federal prende mais três garimpeiros com 313 gramas de ouro; 8 já foram detidos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Policia Federal prende mais três garimpeiros com 313 gramas de ouro; 8 já foram detidos
A Polícia Federal de Cáceres prendeu mais três pessoas suspeitas de exploração ilegal no garimpo Serra do Caldeirão, localizado em Pontes e Lacerda (483 km de Cuiabá). Ao todo, os três tinham 313 gramas de ouro. Os acusados foram encaminhados para a delegacia, onde permanecem presos. Ao todo, oito garimpeiros já foram detidos. O crime é inafiançável. Ainda não há uma data para que plano de desocupação do local seja colocado em prática.


Leia mais:
Quatro são detidos com quase R$ 500 mil em garimpo ilegal
 
A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou ao Olhar Direto que aconteceram três prisões na última segunda-feira (26). Um homem foi detido com 9,7 gramas e outros dois, que estavam juntos, tinham 303 gramas. Eles foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal de Cáceres, onde o delegado os ouviu e indiciou.
 
O primeiro foi indiciado pelos crimes ambiental e contra a ordem econômica. Já a dupla, além dos dois supracitados, também responderá pelo crime de associação criminosa. Foi informado também que a Polícia Federal realiza barreiras para coibir a entrada de pessoas no local e para identificar pessoas suspeitas.
 
Prisões estão sendo realizadas e materiais retidos. A intenção é ‘sufocar’ os garimpeiros e fazer com que eles deixem aos poucos o garimpo ilegal. Um planejamento para a desocupação efetiva está sendo elaborado. Porém, ainda não há uma data para que isto aconteça. Policiais federais fazem rondas diariamente pela cidade na intenção de identificar suspeitos.
 
Ao todo, são oito pessoas presas até o momento. Eles continuam detidos, já que o crime é inafiançável. Eles ficarão a disposição da Justiça. Na semana passada, três pessoas foram pegas com quase R$ 500 mil em dinheiro. As ações continuam sendo feitas na região com o intuito de acabar com a exploração ilegal.
 
Corrida pelo ouro
 
Uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) vive uma verdadeira 'corrida pelo ouro' e já é chamada de ‘Serra Pelada de MT'. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamaram a atenção e 'acirraram' a disputa por espaço. A estimativa é de que mais de cinco mil pessoas, passaram pelo local.

Desocupação
 
O juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, da 1ª Vara de Càceres, deferiu na tarde de sexta-feira (16.10) liminar requerida pelo Ministério Público Federal (MPF) para desocupar o garimpo ilegal na região de Pontes e Lacerda. De acordo com a decisão, as pessoas terão de ser retiradas, as ferramentas destruídas e os veículos removidos e apreendidos, em caso de resistência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet