Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Bolsa-Familia: último mês para recadastramento

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), está trabalhando dobrado em conjunto com os servidores lotados no programa Bolsa-Família para atualizar todos os cadastros dos beneficiados. O objetivo é evitar suspensão de transferência de renda.


No total, 18.043 famílias cuiabanas recebem o benéfico pago pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além de ter o perfil de vulnerabilidade social, o Governo Federal exige das famílias atendidas a presença das crianças na escola. Outro ponto importante é a necessidade do recadastramento a cada dois anos, atualizando os dados e comprovando a renda familiar.

“Algumas famílias conseguem melhorar a renda, saindo do perfil de vulnerabilidade. Com receio de ter o benéfico cortado, muitas não comparecem ao posto da coordenação do programa na tentativa de continuar recebendo”, explica a secretária Celcita Pinheiro.

A partir deste semestre, a frequência escolar, que era enviada pela Secretaria de Educação de Cuiabá (SME), passará a ser enviada pelas escolas, ampliando o controle sobre a assiduidade das crianças nas salas de aula. No entanto, o cadastro de 2009 deverá ser feito apenas com as informações colhidas nos Centros de Referência de Assitencia Social (Cras) e coordenação do programa Bolsa-Família.

A secretaria está se empenhando ao máximo para localizar as famílias que ainda não fizeram o recadastramento. “Já veiculamos várias matérias na imprensa, alertando a população para a importância de se cadastrar. Também estamos visitando várias casas, mesmo assim ainda faltam pelo menos 1700 famílias para serem localizadas”, alertou Celcita. O prazo final para o recadastramento é até dia 31 de agosto. Quem não se recadastrar terá o benefício suspenso pelo Ministério.

Em entrevista ao vivo, no dia (30-07), a secretária Celcita Pinheiro citou a importância do benefício para apoiar as famílias em situação de miserabilidade e fez um apelo para aquelas que ainda não fizeram renovação no cadastro, que compareçam á rua Treze de junho 1660, Porto, levando documentos pessoais para evitar a suspensão do recurso.

“Podem vir aqui no Porto ou procurar um dos Cras, localizados nos bairros, Tijucal, Pedra 90, Jardim Araça, Planalto e Jardim União, mas é importante atualizar os dados para que continuem recebendo essa ajuda do governo” insistiu Pinheiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet