Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

IRMÃOS ARAÚJO

Um dos assassinados completaria hoje 71 anos; veja artigo do neto

Foto: Reprodução

José Carlos, conhecido como Zezeca

José Carlos, conhecido como Zezeca

O caso dos assassinatos dos irmãos Araújo - Brandão de Araújo Filho e José Carlos Machado de Araújo - repercutiram nacionalmente. Os dois eram proprietários de terras em Rondonópolis e foram mortos a tiros no centro da cidade em agosto de 1999 e dezembro de 2000, respectivamente.


José Carlos, conhecido como Zezeca, completaria hoje 71 anos de idade. Em homenagem à data, seu neto, o advogado Gustavo Medeiros de Araújo escreveu um artigo relatando fatos do caso e como está o processo atualmente.

Veja abaixo o artigo na íntegra.


Sede de justiça!


Em 1988, José Carlos Machado Araújo, conhecido como Zezeca, e sua esposa Nilma colocaram a venda uma fazenda localizada na divisa dos municípios de Rondonópolis-MT e Itiquira-MT (região do Mineirinho), com 2.175 hectares, denominada Fazenda Três Irmãos.

A referida Fazenda foi vendida à Agropecuária Marchett LTDA, cujo proprietário é Sérgio João Marchett.

O contrato de compra e venda foi celebrado no mês de novembro de 1988, estipulando que o pagamento se daria em parcelas, das quais a primeira perfazia um sinal no ato da compra, mas, infelizmente, de forma ingrata, as demais parcelas foram descumpridas pelos compradores.

E mais, apesar do descumprimento contratual (não pagamento pelo imóvel), a Agropecuária Marchett entrou na Justiça com Ação Judicial contra José Carlos M. Araújo e sua esposa Nilma, pleiteando a escritura da fazenda, pasmem, mesmo não tendo pago por ela.

Diante desta ação, José Carlos propôs ação para desfazer tal negocio jurídico, saindo vitorioso.

Hoje, 20 (vinte) anos após a celebração do negócio, a Agropecuária Marchett ainda briga na Justiça pela posse da fazenda por meio de uma Ação Rescisória contra decisão de Ação Rescisória, que tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, esperando julgamento desde junho de 2009, sendo adiado por 2 vezes a pedido dos Advogados da Família Marchett.

Nesta Ação Rescisória, a Agropecuária Marchett discute matéria que já foi discutida anteriormente, conseqüentemente para atrasar/protelar o processo que já tramita há 20 (vinte) anos e que ainda não foi solucionado totalmente.

Vale lembrar que o período de tramitação deste processo (vinte anos) foi marcado por diversos transtornos e dores incessantes ensejados pelos compradores da fazenda, como: imissões de posse dadas aos compradores de forma injusta, e, o mais trágico, as mortes dos dois irmãos Araújo (Brandão Araújo Filho e Jose Carlos M. Araújo), ocorridas, respectivamente, em 10 de agosto de 1999 e 28 de dezembro de 2000.

As investigações se deram por conta da Policia Civil de Mato Grosso. Neste ínterim, houve a confissão de Hércules de Araújo Agostinho (pistoleiro do crime), o qual apontou como mandantes dos crimes os proprietários da “Sementes Mônica”, mesmos proprietários da Agropecuária Marchett LTDA: Sergio João Marchett e sua filha Mônica Marchett Charafeddine que já foi detida por alguns dias.

Uma das provas que incriminam os mandantes é a documentação do ato de transferência de um Gol branco, de propriedade da “Sementes Mônica”, dado como forma de pagamento pelos crimes ao ex-soldado PM Célio Alves, cúmplice do ex-cabo Hércules Agostinho nos dois crimes.

Foi confirmada ainda, a ligação dos acusados Mônica e Sérgio Marchett com o sargento José Jesus de Freitas, apontado por Hércules como a pessoa que contratou os dois assassinatos. Conforme palavras do próprio Sérgio Marchett no inquérito policial, ele e o sargento Jesus se conheceram em uma festa promovida pelo "comendador" João Arcanjo Ribeiro, preso pela acusação de comandar o Crime Organizado no Estado de Mato Grosso.

Sérgio Marchett é empresário rural também na Bolívia e Colômbia, possui cidadania Boliviana, local onde reside atualmente, com isso ainda não foi citado no processo em que está sendo acusado desde 2003. Em suma, já se passaram 6 anos da denúncia e ainda não houve sequer a citação de Sérgio Marchett.

Recentemente, o Juiz da Terceira Vara Criminal de Rondonópolis, determinou a Polícia Federal que realizasse nova perícia grafotécnica da assinatura no documento do veículo que pertencia a Família Marchett e que foi transferido ao Acusado Célio Alves, que conforme confissão do Acusado Hercules, o referido veículo seria parte do pagamento pelas mortes.

Na mesma decisão, o juiz decidiu, de forma fundamenta, pela Pronúncia dos Acusados Hércules de Araújo Augustinho, Célio Alves de Souza e do Advogado Ildo Roque Guareschi, ou seja, os três acusados serão submetidos a julgamento pelo Plenário do Júri, cabendo a sociedade a decisão de condenar ou absolvê-los.

Resta agora aguardar a data do julgamento, torcendo para que seja o mais breve possível e, que seja feita Justiça!

Vidas foram ceifadas em razão da constante ganância de obter a fazenda mediante ausência de pagamento e o pior, tentá-la por meios ilegais, injustos e condenáveis.

Se não tivessem utilizado meios sórdidos e desvairados para a obtenção da fazenda, hoje, não haveria ação judicial, e o mais significante, os Irmãos Araújo estariam VIVOS.

Otimistamente, Sergio João Marchett e Mônica Marchett Charafeddine serão, algum dia, considerados culpados, e, se não for pela Justiça dos Homens de Bem que sejam pela Justiça de Deus.

Hoje, dia 02 de Agosto de 2009, José Carlos Machado Araújo, (ZEZECA), se não tivesse sido brutal e covardemente assassinado, estaria completando 71 anos de idade junto a sua Família, e, em razão da dor acometida e da saudade dos entes queridos que se foram, não se pode aceitar que a impunidade prospere, mas sim não perder a esperança de que a Justiça seja feita, vinda com a punição exemplar de todos os culpados destes crimes bárbaros. O CASO DOS IRMÃOS ARAÚJO NÃO PODERÁ SER MAIS UM CRIME MARCADO PELA IMPUNIDADE.

Almejemos a Justiça SEMPRE!


Gustavo Medeiros Araújo
Neto da Vítima Zezeca
E-mail: adv.gma@hotmail.com
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet