Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

serra do caldeirão

Força-tarefa inicia desocupação de garimpo em MT; prazo para saída pacífica termina dia 11

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Força-tarefa inicia desocupação de garimpo em MT; prazo para saída pacífica termina dia 11
Iniciado na manhã de hoje, 9, o trabalho de desocupação do garimpo ilegal de Pontes e Lacerda, 446 km de Cuiabá.  A ação, batizada como ‘Terra do Nunca’, reúne força-tarefa composta por mais de 150 policiais, ente federais, civis, Grupo de Operações Especiais e bombeiros.  A estimativa é de que mais de mil pessoas ainda permaneçam na área, que chegou a abrigar mais de sete mil pessoas na exploração de ouro.


Leia Mais:
Forças de segurança concentram-se em área de garimpo de Pontes e Lacerda; mil pessoas ainda insistem em exploração 

De acordo com a Polícia Federal, inicialmente, as forças policiais permitirão a saída pacífica até quarta-feira (11) de todas as pessoas que estão ilegalmente na área, sendo que  na quinta-feira (12) será realizada a desintrusão oficial, com a prisão daqueles que resistirem, e apreensão dos equipamentos que forem encontrados no local.  A PF cita que  a operação de retirada pode ser antecipada para o dia 12.

Confira a chegada das viaturas:


O acesso ao garimpo, batizado de Serra do Caldeirão, já foi bloqueado pelas forças de segurança. Na tarde de hoje,9,  oficiais da Justiça Federal estarão na área para notificar todas as pessoas arroladas na ação civil pública.

A Operação Terra do Nunca é uma operação interagências (reúne várias instituições policiais), e o nome remete à ilha de Peter Pan, um personagem de Walt Disney, dando a entender que busca pela terra do ouro não passa de uma quimera, um sonho impossível de ser alcançado.

A ordem judicial - A Justiça Federal, provocada pelo Ministério Público Federal (MPF), reconheceu a ilegalidade da extração de minério do local, já que não existe autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A ordem (por meio de liminar) foi emitida pelo juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, da 1ª Vara da Subseção de Cáceres na data de 16 de outubro. O magistrado considerou necessária a aplicação da medida para "evitar o prolongamento dos danos ambientais, cessar a atividade ilegal perpetrada, e, principalmente, retomar a segurança local e regional". 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet