Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Reco

Policia Federal cumpre 10 mandados de prisão em garimpo de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Policia Federal cumpre 10 mandados de prisão em garimpo de Mato Grosso
A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (18), dez mandados de prisão temporária dos líderes dos garimpeiros, identificados durante a desapropriação na última semana, que ainda resistem à determinação judicial de desocupação do garimpo. Eles estavam atuando na Serra do Caldeirão, local de exploração ilegal de minério, localizada a 20 quilômetros de Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá). Batizada de operação ‘Reco’, a ação tem o apoio da Polícia Militar.


Leia mais:
Líder dos garimpeiros e mais nove são presos ‘rondando’ serra em Pontes e Lacerda
 
Após desocupar o garimpo e implodir as galerias na Serra do Caldeirão, os serviços de inteligência da Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal identificaram algumas lideranças que fomentavam os garimpeiros à prática de ações de perturbação da ordem em Pontes e Lacerda.
 
Dentre as ações ilegais dos garimpeiros, estava o fechamento da BR-174, importante rodovia federal de interligação das cidades situadas na faixa de fronteira, tendo sido posteriormente desocupada mediante intervenção das forças policiais. Conforme a Polícia Federal, houve radicalismo por parte dos ocupantes da via.
 
Os garimpeiros impediram a entrada e saída da cidade de ambulâncias com pacientes em estado grave de saúde, estudantes que se dirigiam para a faculdade, presos e alimentos encaminhados ao sistema prisional. As atitudes teriam sido fomentadas por pessoas que atuavam como lideranças.
 
Por conta disto, a Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar tais fatos e promover a responsabilização criminal dos principais envolvidos. Ao todo, os policiais cumprem dez mandados de prisão temporária dos líderes identificados e quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (MT).
 
Os líderes do movimento devem responder pelos seguintes crimes: constrangimento ilegal (art. 146 do CP), ameaça (art. 147 CP), atentado contra outro meio de transporte (art. 262, art. 263 e art. 264 do CP), incitação ao crime (art. 286 do CP), apologia de crime ou criminoso (art. 287) e associação criminosa (art. 288 do CP).
 
Operação Reco
 
A operação policial recebeu o nome de “RECO” fazendo uma analogia à denominação dada pelos garimpeiros à terra que era descartada pelos principais donos de “buracos” a terceiras pessoas que se aventuravam na procura de encontrar algum ouro no material descartado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet