Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Praça Popular

Novo restaurante destaca arte feita em mosaico

Foto: Hudson/Canal da Noite

Novo restaurante destaca arte feita em mosaico
O Restaurante Da Hora, inaugurado nesta quinta-feira(30-07), na Praça Eurico Gaspar Dutra(Popular), destaca grandes obras em mosaico de autoria de mosaicistas formados pelo Projeto Mosaico, da Prefeitura de Cuiabá. Idealizado pela arquiteta e urbanista Adriana Bussiki Santos, primeira dama e presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), órgão da Prefeitura, esse projeto ensina a profissão de mosaicista para jovens da periferia com idade entre 18 e 24 anos.


As produções em mosaico são: um painel de cinco metros de largura por 12 metros de altura retratando a Praça da República da década de 20 na frente do restaurante, a logomarca do empreendimento e 21 tampões de mesa. O trabalho dessas peças empregou 12 jovens mosaicistas e teve a orientação da coordenadora do Projeto Mosaico, Leila Hussem Sayed.

A presidente do IPDU, Adriana Bussiki Santos, participou do almoço de inauguração e cumprimentou o empresário Marcos Gazzoni e sua esposa, Alessandra Martha Gazzoni, por mais esse empreendimento inaugurado e, em especial, pelo reconhecimento, valorização e incentivo ao trabalho dos novos mosaicistas cuiabanos do projeto social oferecido pela Prefeitura de Cuiabá.

Projeto Mosaico – Ação da Prefeitura de Cuiabá para qualificar jovens de comunidades de baixa-renda, que têm entre 18 e 24 anos e que saíram preferencialmente de projetos sociais como Agente Jovem. Na primeira edição do projeto, em 2007, foram capacitados 50 jovens, de ambos os sexos. Em 2008, outros 50 jovens receberam capacitação similar. Este não, as inscrições para formação de duas novas turmas, cada uma com 25 alunos, estão sendo abertas na semana que vem nos bairros Renascer e Novo Horizonte.

Antes de começar o curso, os jovens passam por um processo de seleção, e aqueles que apresentam aptidão e maior interesse pela arte aprendem a transformar em obras de artes cacos de materiais de construção como cerâmica, porcelanato, granito, azulejos, vidro e outros materiais descartados pela construção civil.

Técnica Milenar – Mosaico a arte de produzir peças artesanais e decorativas através de cacos de cerâmica com reaproveitamento de restos de materiais de construção. Muito usado na Grécia antiga para fazer pavimentos e revestimentos de pisos, o mosaico foi também largamente utilizado pelos astecas na produção de objetos para cerimônias, como as imagens em mandalas esculpidas com o rosto de Jesus Cristo. A milenar arte ganhou notoriedade e grande importância também com o arquiteto espanhol Antonio Gaudi, que revolucionou Barcelona executando grandes obras em mosaico, como telhados, bancos e paredes, através da utilização de cerâmicas muito coloridas. Gaudi foi a maior expressão da arte livre com o mosaico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet