Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Voltou a 'febre'

Garimpo ilegal volta a ser ocupado em MT e Polícia Federal aguarda nova determinação judicial

09 Dez 2015 - 11:00

Da Redação - Wesley Santiago/Patrícia Neves

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Garimpo ilegal volta a ser ocupado em MT e Polícia Federal aguarda nova determinação judicial
O garimpo ilegal, situado na Serra do Caldeirão, localizada a 20 quilômetros do município de Pontes e Lacerda (447 km de Cuiabá), voltou a ser ocupado por ‘aventureiros’ em busca de ouro. Com isto, a Polícia Federal aguarda uma nova determinação judicial para retirar as pessoas que voltaram. A extração do minério é feita de forma ilegal, já que não há autorização para exploração.


Leia mais:
Juiz que determinou desocupação aguarda provas de retorno de garimpeiros a Pontes e Lacerda
 
Autoridades locais confirmaram que vários garimpeiros retornaram para a Serra do Caldeirão em busca de ouro. O número de pessoas ainda não foi confirmado, mas ainda é bem abaixo do que se viu no início da ‘Febre do Ouro’, quando mais de cinco mil tentavam a sorte com a extração do minério.
 
A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou ao Olhar Direto que aguarda uma nova determinação judicial para poder retornar a serra e cumprir com nova ação de retirada. O Ministério Público Federal (MPF) não deu um posicionamento a respeito do assunto. Recentemente, O magistrado Mauro César Garcia Patini, da 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, responsável pelo processo de desocupação, consignou que sejam juntados ao autos provas das alegações de retorno dos garimpeiros à área.
 
Vale lembrar que os garimpeiros chegaram a bloquear uma rodovia federal, em protesto contra a desocupação. Com a utilização de explosivos, todas as galerias e frentes de trabalho abertas pelos garimpeiros na serra foram destruídas e soterradas.
 
Entre os principais motivos para a desocupação, está o fato de não haver autorização para exploração da área, o que torna o garimpo ilegal. A falta de segurança e a contaminação do solo e da água com mercúrio também pesaram. Um deslizamento de terra ocorrido no dia 19 de outubro deixou cinco feridos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet