Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Cadeia produtiva do arroz de MT se reúne em Rondonópolis

Arrozeiros de todo o Estado se reúnem, nos dias 4 e 5 de agosto, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), para a 3ª Reunião da Comissão Técnica da Cultura do Arroz de Mato Grosso, além do 3º Seminário da Cultura do Arroz de Terras Altas. O objetivo é discutir o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, por meio da transferência de tecnologias e conhecimento, além do estímulo à produção em sistemas agrícolas estabelecidos e integração do setor. São esperadas cerca de 500 pessoas durante os dois dias de evento.


“O momento é de união entre pesquisadores, classe produtiva e poder público. Eventos como esses fortalecem a classe, uma vez que promovem a aproximação entre os produtores e fomentam a troca de experiências”, destaca o tesoureiro do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar-Sul/MT), Mauro Cabral.

Segundo ele, a cultura do arroz passa por um período de crescimento “O produto é um alternativa rentável e excelente para a rotação de culturas. Se cada produtor destinasse 20% de sua área de plantio para o grão, principalmente o de terras altas, seria recompensado com uma área mais fértil para as outras culturas, além do crescimento em lucratividade”, avalia.

Promovido pelo Siar-Sul/MT, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme), o evento será realizado no auditório do Sebrae em Rondonópolis, a partir das 8h. A participação é gratuita.

São parceiros do evento o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), os Sindicatos das Indústrias de Alimentação em Mato Grosso (Siamt e Sia-Cáceres), o Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado (Sindarroz), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e a Prefeitura de Paranatinga.

ARROZ DE TERRAS ALTAS OU TROPICAL -
Pouco exigente em insumos e tolerante a solos ácidos, trata-se de uma semente mais resistente e que não necessita de irrigação, tornando-se mais adaptável em regiões de condições climáticas variadas. É um dos mais indicados para a rotação de culturas e recuperação de áreas degradadas, justamente pelo baixo custo de plantio e alto valor de comercialização. Outras informações pelo telefone (66) 3421-4947.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet