Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Vereador apresenta PL sobre Conselho da Juventude e quer criar Secretaria Municipal para os jovens

O Vereador Toninho do Gloria Líder (PV) apresentou na Câmara Municipal de Várzea Grande, um Projeto de Lei para criar o Conselho Municipal da Juventude.


O Conselho será um órgão deliberativo e consultivo formado por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, com a finalidade de assessorar, estudar e propor diretrizes para a elaboração e efetivação das políticas públicas da juventude.

Toninho do Gloria frisou que os jovens são os verdadeiros autores do projeto. “Este projeto não é de minha criação. Eu estou sendo apenas um instrumento dos jovens que pedem a criação desse conselho. O projeto foi feito pela voz deles”.

A intenção é criar um conselho que sirva para discutir e propor solução às demandas dos jovens várzea-grandense, sempre ouvindo aqueles a quem interessam estas ações, que são os próprios jovens. O CMJ será formado por representantes do Poder Executivo de diversas Secretarias, e principalmente por líderes estudantis, comunitários, esportivos, sociais e político-partidários com idade igual ou inferior a 35 anos de idade. O fórum seria formado por aproximadamente 20 jovens e se reuniria permanente para a discussão das demandas dos jovens de nossa cidade. O Vereador salienta que diante das inúmeras dificuldades a que enfrentam os jovens de nossa cidade, são necessárias medidas urgentes para sanar estes problemas, oferecendo-lhes inserção no mercado de trabalho , qualificação nas áreas de sua vocação, educação, saúde, entre outros. A criação de um Conselho deliberativo, que sirva como órgão norteador para o Poder Público em ações que melhorem a qualidade de vida dos jovens de nossa cidade é a forma mais democrática de realizar este trabalho. A proposta contempla ainda a realização da Conferência Municipal da Juventude a realizar-se de dois em dois anos.

PELA CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE

A juventude de Várzea Grande precisa de mais voz. Por isso defendo a criação da Secretaria Municipal da Juventude. Ela terá autonomia para desenvolver diversas políticas públicas a favor dos jovens, amparando-os na educação, na cultura, no esporte, no lazer, na saúde e no que mais for importante. Confira algumas diretrizes e objetivos da SMJ:

* Ser formada pela juventude. A SMJ Terá na coordenação líderes de organizações estudantis, representantes de grêmios escolares e de outras movimentações;

* Fomentar a criação de grêmios nas escolas e incentivar a mobilização estudantil;

* Criar ações que garantam a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Isso passa por uma boa base na educação e pela inclusão nas universidades.

* Cobrar do município incentivos às empresas que oferecem vagas de estágio aos estudantes;
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet