Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Ministério Público denuncia 20 por exploração de jogos de azar na BA

O Ministério Público Federal na Bahia denunciou à Justiça 20 pessoas acusadas de exploração ilícita de jogos de azar por meio de máquinas caça-níqueis.


Os crimes, que aconteciam em vários locais na Bahia e tinham ramificações fora do Brasil, foram descobertos durante a Operação Aposta, realizada em agosto de 2007. Na ocasião, a polícia fechou dezenas de casas de bingo e apreendeu mais de 1.000 caça-níqueis, vídeo-bingo e vídeo-pôquer.

De acordo com o Ministério Público, os denunciados poderão responder a crimes de contrabando, formação de quadrilha e obtenção de ganhos ilícitos em detrimento de número indeterminado de pessoas mediante processos fraudulentos por meio de caça-níqueis.

Além disso, eles poderão responder também por lavagem de capitais, manutenção de depósitos não declarados no exterior, porte, detenção e fornecimento de arma de fogo sem autorização legal e guarda de cédulas falsas.

Entre os denunciados estão o acusado de ser o fundador da Paratodos --uma organização ilegal que administra o jogo do bicho na Bahia--, Adilson Santana Passos; seu filho, Adilson Santana Passos Júnior; o "diretor de Apurações" da Paratodos, José Geraldo Souza de Almeida; e os filhos dele, Leandro e Leonardo Reis Almeida.

O Ministério Público Federal denunciou também o ex-prefeito de Varzedo (BA) Deusdete de Souza Araújo (PL-BA) que, segundo o Ministério Público, também responderia a outros processos por malversação de recursos públicos federais. Ele é apontado como "diretor Financeiro" do grupo.

Nenhum dos acusados foi localizado pela reportagem para comentar as denúncias.

Operação Aposta


Segundo o Ministério Público Federal, a ação foi baseada em informações obtidas durante a Operação Aposta, que foi conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais). Na ocasião, a polícia cumpriu 30 mandados de buscas e apreensões em 27 locais de exploração ilegal de jogos.

A investigação mostrou também que a organização tinha grande alcance e apresentou ramificações na atividade política, monitoramento das ações de segurança pública, corrupção de agentes públicos e indícios de execução de pessoas ligadas a organizações concorrentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet