Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Enem 2016

Inscritos sem conclusão do ensino médio poderão solicitar certificação do ENEM ; entenda

Foto: Ilustração

Inscritos sem conclusão do ensino médio poderão solicitar certificação do ENEM ; entenda
O Governo do Estado informa que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) interessados em obter o certificado de conclusão dessa última etapa da educação básica podem procurar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou os 23 Centros de Ensino de Jovens e Adultos (Cejas), instalados em 22 municípios. O processo destina-se às pessoas que não concluíram o ensino médio em tempo regulamentar, inclusive privadas de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas  e pode ser realizado a partir da próxima segunda-feira (18), em horário comercial.


Leia mais:
Enquanto passagem pode chegar a R$ 3,80 em Cuiabá, cidade do RJ cobra apenas R$ 1

A certificação com base nos resultados do Enem destina-se às pessoas que não concluíram o ensino médio em tempo regulamentar, inclusive as pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou que estão fora do sistema escolar.

De acordo com o responsável pelo Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduc, Antônio Marcos de Mattos, este é um benefício importante para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais no tempo regulamentar, mas precisam do certificado para participar de concursos, entrar na universidade ou conseguir um emprego que exija esse nível de escolaridade, por exemplo, explica.

Quais os Critérios?

Para fazer a solicitação, o candidato deveria ter idade mínima de 18 anos até a data da realização do primeiro dia do exame, apresentar RG e CPF, comprovante de residência e o resultado do Enem impresso (lembrando que não serve Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, o candidato precisa preencher um requerimento e uma declaração afirmando que não concluiu o ensino médio por outra instituição, seja ela particular ou pública.

Antônio Marcos ressalta que a pontuação mínima obtida no Enem para conseguir o certificado é de 450 pontos para cada área do conhecimento. “Na área de Linguagens são necessários os 450 mais 500 pontos na redação”, frisa o professor, mencionando que qualquer candidato pode ser certificado, inclusive quem realizou a prova em outro estado, pois se trata de um exame nacional.

Onde Devo Ir?

Além da Seduc, os pedidos de certificação e/ou as declaração de proficiência podem ser realizados via Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), de acordo com a opção realizada pelo candidato no ato da inscrição no Enem. Caso não lembre a opção, ele deve consultar o cartão de confirmação de inscrição, recebido pelos Correios, onde poderá verificar a instituição certificadora escolhida.

Os estudantes podem procurar a sede da Seduc, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, ou os Centros de Educação de Jovens e Adultos estão instalados em Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Jaciara, Juara, Juína, Lucas, Matupá, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Nos municípios que não possuem unidades dos Cejas, os pedidos podem ser feitos nas Assessorias Pedagógicas.

Dúvidas? Ligue: (65) 3613-6325 ou 6447.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet