Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Portaria DOU

Para evitar novas ocupações, Força Nacional de Segurança permanecerá 30 dias na Serra do Caldeirão

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Para evitar novas ocupações, Força Nacional de Segurança permanecerá 30 dias na Serra do Caldeirão
O Ministério da Justiça autorizou que a Força Nacional de Segurança Pública permaneça por trinta dias no auxílio à desocupação e isolamento da área de garimpo ilegal ‘Serra do Caldeirão’, na cidade de Pontes e Lacerda (a 441 km de Cuiabá).  Nesta semana, em cumprimento a ordem judicial, a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) deu início a uma ação para retirada de garimpeiros do local e que reúne efetivo de cerca de 500 pessoas.

 
A determinação consta na Portaria número 33, publicada no Diário Oficial da União, e o tempo de permanência poderá ser prorrogado, caso seja necessário.  A ordem foi assinada pelo  secretário executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira.
 
Ainda de acordo com a publicação, caberá aos integrantes da tropa ações de escolta de comboio e no policiamento ostensivo nas rodovias  federais  na região de Pontes e Lacerda.
 
A ordem para a completa retirada dos garimpeiros atende ao pedido do Ministério  Público Federal (MPF).  Nos meses de setembro e outubro de  2015, a serra ficou conhecida nacionalmente em razão da ‘oferta’ de ouro. No ápice da exploração – segundo cálculos do Executivo Municipal – mais de cinco mil pessoas se enveredaram pela corrida do ouro.
 
A operação
 
Em razão do anúncio da ação, na data de hoje, 19, local já encontra-se sem a presença de exploradores. A partir de do dia 20 as forças federais fazem a ocupação da área.O sub-chefe de Estado Maior e coordenador da operação, coronel PM Paulo Serbija Filho, ressaltou que o cenário aponta para uma saída pacífica e ordeira. "Obtivemos sucesso na primeira desocupação e agora nossa estratégia é manter o resultado positivo. O cenário aponta para isso. A polícia está preparada para o trabalho", enfatizou.
  
Entenda mais:
 
No dia 13 de outubro de 2015, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para cessar qualquer atividade de extração mineral e a imediata saída dos ocupantes no garimpo ilegal. No dia 10 de novembro passado foi realizada operação para retirada total dos garimpeiros, que após alguns dias, migraram para uma nova área próxima à Serra. No entanto, os exploradores de ouro retornaram para área. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet