Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Campeonato Paulista começa hoje; confira lista completa de times e descrições técnicas

Foto: Eduardo Anizelli / FolhaPress

Campeonato Paulista começa hoje; confira lista completa de times e descrições técnicas
Ele está de volta. Com novidades no regulamento, o Paulistão começa neste sábado (30) com 20 times em busca do título estadual.


No entanto, a partir do ano que vem, o campeonato terá menos equipes. Isso porque, de acordo com as novas diretrizes, seis times serão rebaixados e apenas dois conseguirão o acesso da Série A2 para a elite. Além disso, não haverá troca entre técnicos da mesma divisão.

GRUPO A

Santos
Os números não mentem: nos últimos dez anos, o Santos tem sido a bola da vez no Campeonato Paulista. Atual campeão, o Peixe conquistou outros cinco títulos no período. E quando não levantou a taça ficou  perto disso. 
Além da temporada passada, o Alvinegro praiano também venceu em 2012, 2011, 2010, 2007 e 2006. Nas edições de 2014, 2013 e 2009, foi vice.
A performance impressionante fez o Peixe se igualar ao São Paulo em número de títulos (21), na terceira posição entre os campeões estaduais. Mais um troféu  deixará o Santos empatado com o Palmeiras, atrás apenas do Corinthians (27). 
Para isso, a aposta da comissão técnica santista é contar novamente com a experiência de Ricardo Oliveira, de 35 anos, para liderar um grupo jovem. 
No ano passado, a fórmula funcionou com perfeição. O veterano atacante, que se juntou ao grupo sob uma nuvem de desconfiança por causa dos quase cinco anos atuando no futebol dos Emirados Árabes, provou que continuava com faro de matador. Artilheiro do Paulistão com 11 gols, o camisa 9 não deixou nenhum santista sentir saudade de seu antecessor no setor, Leandro Damião. 

Foi o suficiente para o Santos renovar seu vínculo até dezembro de 2017 e lhe abriu as portas à seleção. Mas essa é outra história. O que a torcida espera agora é que o centroavante consiga não apenas se manter decisivo, mas ajudar os garotos a também serem. 

Botafogo
Melhor campanha: vice-campeão em 2001
Jogadores de destaque: Nunes, Neneca e Moradei.
Breve resumo: Embalado pela conquista do Brasileiro Série D, inicia a temporada com certeza de calendário cheio em 2016. Para conquistar outro ano vitorioso, a diretoria manteve boa parte da base campeã, incluindo o treinador Marcelo Veiga, e trouxe alguns reforços, como o volante Moradei (ex-Corinthians)

Linense
Melhor campanha: 9º em 2013
Jogadores de destaque: Fillipe Souto e Anderson Aquino
Breve resumo: Atual campeão da Copa Paulista, espera apagar a má impressão deixada no último estadual, quando lutou contra o rebaixamento. Além do Paulistão, o clube disputará a Copa do Brasil e, por isso, reforçou-se bem.

Oeste
Melhor campanha: 6º em 2011
Jogadores de destaque: Mazinho e Marcelinho Paraíba
Breve resumo: Depois de recuperar o status de clube da elite paulista, trouxe o experiente Marcelinho Paraíba para comandar o meio-campo. O clube ainda manteve Mazinho e Ricardo Bueno. A má notícia é que o Oeste pode não mandar seus jogos no estádio Amaros, que está interditado.

São Bento
Melhor campanha: 4º em 1963
Jogadores de destaque: Anderson Cavalo e Morais
Breve resumo: Pelo segundo ano seguido, será a única equipe de Sorocaba na Série A1. Defendendo a tradição da cidade, entra mirando uma vaga na Série D do Brasileirão. Para isso, apostas suas fichas no ex-corintiano Morais, destaque no Novorizontino em 2015.

GRUPO B
Palmeiras
Ganhar tudo. Este é o lema do Palmeiras em 2016. Tendo a Libertadores como a cereja do bolo para o primeiro semestre, o torcedor até aceita deixar a disputa do Paulistão de lado. Entre os jogadores, porém, a história não é bem assim.
Fernando Prass foi o nome do Verdão em 2015 / César Greco/Ag. Palmeiras
Atual vice-campeão, o clube ainda amarga a derrota nos pênaltis para o Santos, no ano passado. Na Vila Belmiro, assistiu de camarote à festa dos santistas. Ter dado o troco na Copa do Brasil não amenizou totalmente a frustração  que aquela derrota deixou.
O goleiro Fernando Prass é um dos principais jogadores do time e não esconde o peso do revés passado. Tanto é que carregou ao longo do ano a rivalidade com o Peixe, principalmente com o centroavante Ricardo Oliveira.

Ituano
Melhor campanha: Campeão em 2002 e 2014
Jogadores de destaque: Marcelinho
Breve resumo: Duas vezes campeão estadual, acostumou-se a ser uma pedra no sapato dos grandes de São Paulo. Sem grandes nomes no elenco, o Galo acredita na força do jogo coletivo para surpreender.

Novorizontino
Melhor campanha: vice-campeão em 1990
Jogadores de destaque: Richarlyson e Luisão
Breve resumo: Vice na Série A2 de 2015, espera reviver o período de ouro do início dos anos 90. O Tigre do Vale retornou às atividades em 2010, como Grêmio Novorizontino. O clube que foi vice-campeão paulista em 1990 era Grêmio Esportivo Novorizontino e fechou as portas em 1999.

Ponte Preta
Melhor campanha: Vice-campeã em 1970, 1977, 1979, 1981 e 2008
Jogadores de destaque: Wellington Paulista e Fábio Ferreira
Breve resumo: Das equipes do interior, é uma das mais competitivas. Afinal, a Macaca disputa a Série A do Brasileirão e está acostumada a grandes jogos. A torcida promete fazer sua parte lotando o Moisés Lucarelli. O time, dirigido por Vinicius Eutrópio, está recheado de atletas rodados, como o meia Cristian.

São Bernardo
Melhor campanha: 10º
Jogadores de destaque: Luciano Castá, Magal e Cañete
Breve resumo: Por anos, São Caetano e Santo André rivalizavam pela hegemonia no ABC. No entanto, nos últimos quatro anos, coube ao São Bernardo representar a região. Na temporada passada, o time terminou em 13º.

GRUPO C
São Paulo
Apesar de já fazer 11 anos que o São Paulo não ganha o estadual e de Rogério Ceni ter se aposentado, ainda há alguém no time que sabe qual o gosto de levantar a taça de campeão.
Para reforçar o elenco e tentar inserir na equipe o espírito vencedor, a diretoria resolveu trazer Diego Lugano de volta ao Morumbi.

O zagueiro uruguaio é considerado um dos principais símbolos do time que conquistou o mundo, literalmente. Além de triunfar no Paulistão de 2005, o beque participou das campanhas vitoriosas na Libertadores, no Brasileirão e no Mundial daquele ano.

Sem Ceni, o defensor também é visto como um provável capitão do time. A ideia é que ele passe aos mais jovens um pouco da sua experiência, acumulada também como dono da tarja nas últimas duas Copas do Mundo.

“Existe uma diferença de ser capitão de uma seleção e em um clube. Na seleção, você tem um país por trás, qualquer coisa tem repercussão, muita consequência. No clube, você está mais no dia a dia. O segredo é manter uma linha de conduta e trabalhar com honestidade e compromisso”, explicou o jogador.

Porém, o veterano de 35 anos ainda não deve estar em campo nos primeiros duelos do estadual. Ele perdeu uma semana da pré-temporada devido à negociação da sua saída do Cerro Porteño-PAR e precisa ganhar peso para estar 100%. 

Audax
Melhor campanha: 9º em 2015
Jogadores de destaque: Francis e Camacho
Breve resumo: Rotulada como a equipe que não dá chutão, o Audax mantém o estilo que chamou a atenção nos últimos anos. Após bater na trave nas duas últimas edições e não ir às quartas de final, o clube tem como meta a classificação para o mata-mata.

Capivariano
Melhor campanha: 14º em 2015
Jogadores de destaque: Gabriel Gasparotto
Breve resumo: Pelo segundo ano consecutivo, disputa a elite. Apesar da empolgação, o clube assume que sua briga será contra o rebaixamento. O técnico Evaristo Piza tenta manter a equipe na Série A1 e, para isso, deposita duas fichas na dupla de ataque: Carlão e Rodolfo.

XV de Piracicaba
Melhor campanha: Vice em 1976
Jogadores de destaque: Héverton e Rivaldinho
Breve resumo: O mais caipira dos clubes paulistas quer mesmo é uma vaga na Série D do Brasileirão. No último estadual, o Nhô Quim foi eliminado pelo Santos nas quartas de final. Com camisa de peso no Paulistão, o CV deposita suas esperanças no meia armador Gerson Magrão.

Ferroviária
Melhor campanha: 3º colocado em 1968
Jogadores de destaque: Samuel
Breve resumo: Depois de 19 anos sem integrar a elite do campeonato, a Ferroviária está de volta. Atual campeã da Série A2, a equipe de Araraquara conta com um treinador português e pontuais reforços para fazer jus à tradição.

GRUPO D
Corinthians
O desmanche causado com as saídas de Gil, Ralf, Renato Augusto, Jadson e Vagner  Love tirou, em tese, o status de melhor time do país do Corinthians. Porém, apesar da debandada de jogadores fundamentais na conquista do hexa brasileiro, o torcedor alvinegro confia no técnico Tite para remontar a equipe e mantê-la competitiva para brigar por títulos na temporada.

Maior campeão do Campeonato Paulista, o clube do Parque São Jorge inicia a busca pelo 28 troféu estadual neste domingo – o alvinegro estreia na competição contra o XV de Piracicaba, domingo, às 17h, em Itaquera.

“Retrocedemos um pouco. É inevitável. A direção não queria, eu não queria. Foi uma equipe de trabalho que acabou se desfazendo. Em uma escala, estava no topo. Retrocede e precisa ser reconstruída. O futebol brasileiro, pelo poder econômico, acaba gerando isso. A China nos ferrou”, lamentou-se o treinador.

No ano passado, Tite já demonstrou ser capaz de comandar esse trabalho de “reengenharia” e conquistou o Brasileirão apesar das saídas de três jogadores importantes: o lateral-esquerdo Fábio Santos e os atacantes Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Água Santa
Melhor campanha: estreante
Jogadores de destaque: Roberto
Breve resumo: Estreante na competição, a equipe de Diadema disputava torneios amadores na Grande São Paulo até 2012. Após a profissionalização, foram três acessos consecutivos até a elite estadual.

Mogi Mirim
Melhor campanha: 4º lugar em 2013
Jogadores de destaque: Mauro
Breve resumo: Sem Rivaldo na presidência do clube, encara esta temporada como um período para se reestruturar. Afinal, ano passado o clube protagonizou uma campanha vexatória na Série B do Brasileirão e também não foi bem no Paulistão. Destaque para o armador Lulinha.

Red Bull Brasil
Melhor campanha: 6º em 2015
Jogadores de destaque: Tiago e Willian Magrão
Breve resumo: Bancada pela multinacional austríaca, a equipe demonstrou logo em seu primeiro ano do Paulistão que tem potencial para crescer no futebol brasileiro. Em 2015, chegou ao mata-mata e ganhou uma vaga na Série D do Brasileirão.

Rio Claro
Melhor campanha: 12º em 2007
Jogadores de destaque: Léo Costa
Breve resumo: Na temporada passada, o Rio Claro, por pouco, não retornou para a Série A2. Como neste ano caem seis, o clube se reforçou para não brigar contra o rebaixamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet