Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pesquisador cria polêmica ao defender criação de mosquito Aedes em casa

O Veterinário e professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), André Luís Soares da Fonseca criou uma grande polêmica nas redes sociais ao afirmar que deixar um pote de água parada no quintal vai atrair os mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya, e assim evitar a proliferação descontrolada em locais desconhecidos.


Em entrevista ao site 'IG, Fonseca defendeu sua ideia: “O que se faz hoje não é errado [de evitar água parada], quando se fala dos grandes reservatórios, como caixa d’água e piscinas, mas o problema é quando você tira os reservatórios próximos de você. O ideal seria colocar potinhos na garagem, em local visível para não se esquecer e poder limpar, assim se ajuda a evitar a proliferação”, afirmou.

“Quando se retira todos os potes, você, de maneira indireta, estimula a dispersão do inseto. Aí ele vai procurar outro lugar para botar, um lugar mais distante”, diz o professor de Mato Grosso do Sul.

A lógica de Fonseca é que, quando o mosquito bota os ovos em um local de fácil acesso ao morador, seria então possível eliminar esses ovos e impedir que a cria nasça. “Isso depende da responsabilidade social também”, alerta.

“O ideal é colocar o pote de água em um local mais escuro e sombreado e retirar essa água duas vezes por semana. Tem que ter disciplina, assim se elimina a larva do mosquito e impede o nascimento”, disse o veterinário ao site.

Ainda segundo a publicação, por outro lado, o vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Estado de São Paulo (CRBio), Luís Eloy Pereira, afirmou que essa técnica não vai funcionar porque há muitos mosquitos Aedes aegypyi, e apenas alguns deles depositarão os ovos na vasilha de fácil acesso. Os outros continuarão procurando as calhas, as caixas d’água e outros locais, então o pote de água no quintal será apenas mais um meio para a proliferação. Ele considera que isso inclusive pode aumentar a proliferação do mosquito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet