Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Até 2050, quase metade da população mundial será míope

Se as tendências atuais continuarem, metade da população mundial – quase cinco bilhões de pessoas – será míope em apenas quatro décadas. A estimativa é que um quinto destas pessoas com miopia terá um risco altíssimo de cegueira. Isto indica que a quantidade de pessoas míopes irá aumentar sete vezes entre os anos 2000 e 2050.


O aumento de diagnósticos da doença não é recente: entre 1970 e 2000, os casos de miopia duplicaram nos Estados Unidos. Em certas partes da Ásia, o crescimento foi ainda mais dramático. Uma pesquisa recente indica que, atualmente, 96% dos adolescentes sul-coreanos são míopes. Em Cingapura, na China e no Japão, essa porcentagem ficou entre 80% e 90%.

A análise que chegou a essas conclusões foi feita por um grupo internacional de cientistas. Eles se debruçaram sobre os resultados de 145 estudos que cobriram um total de 2,1 milhão de participantes. De acordo com os apontamentos dos pesquisadores, no ano 2000, cerca de 1,41 milhão de pessoas tinham sido diagnosticadas com miopia (22,9% da população mundial) e 163 milhões de pessoas tinham miopia grave, condição que aumenta o risco do desenvolvimento de cegueira e catarata.

“Estimamos que em 2050, cerca de 4,758 milhões de pessoas serão míopes (49,8% da população mundial) e que 938 milhões de pessoas terão a doença em estágio avançado”, escreveu a equipe de cientistas na conclusão do estudo, divulgado na publicação Ophtalmology.

E qual é a causa disso?

Parece fácil indicar a obsessão que desenvolvemos por computadores, tablets, smartphones e outros tantos dispositivos digitais, como a principal causa dessa epidemia de miopia, mas os cientistas que participaram das pesquisas concordam que as coisas não são tão simples assim e não conseguiram chegar a uma conclusão que explique oboom da doença oftalmológica.

A conclusão deles é vaga, por falta de evidências concretas do aumento de casos da doença: “temos certeza que a causa é a mudança no estilo de vida das pessoas, uma combinação da diminuição do tempo que as pessoas passam ao ar livre e do aumento do tempo de trabalho, entre outros fatores, mas é impossível apontar exatamante o que vem causando isso, pelo menos por enquanto”.

Segundo os cientistas, hoje nós ficamos mais tempo em lugares fechados do que em qualquer outro período da história humana e nunca passamos tantas horas do dia com os olhos em dispositivos que emitem luz artificial.

Enquanto não se descobre exatamente o que está causando a deterioração da visão do ser humano, a medicina vai encontrando métodos de evitar o desenvolvimento da miopia. “Baseada em diversos estudos epidemiológicos, posso dizer que passar algum tempo em ambientes abertos, ao ar livre, especialmente nos primeiros anos de vida, reduz drasticamente as chances de se desenvolver miopia”, contou a oftalmologista Sarah Zhang em entrevista à revista Wired.

Kovin Naidoo, um dos autores do estudo que expôs as previsões assustadores, concorda com a oftalmologista: “Independentemente da idade, passar pelo menos duas horas ao ar livre só causa benefícios à visão”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet