Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Educação

Processo Seletivo Simplificado

Processo simplificado promove renovação de 40% no quadro de professores de escolas estaduais

Foto: Da Assessoria

Processo simplificado promove renovação de 40% no quadro de professores de escolas estaduais
Com renovação de 40% na composição dos quadros das escolas, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) aplicado este ano pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) já resultou em 13.343 contratações temporárias de professores contabilizados até quarta-feira, 24. Destes, 5.189 atuarão em unidades escolares diferentes das que atuavam no ano passado. Este ano foram quase 70 mil inscrições no PSS no Estado, para aproximadamente 20 mil contratos temporários. Só em Cuiabá foram 10 mil candidatos para cerca de 3 mil vagas.


Leia mais:
´Praça de alimentação' em estacionamento ao lado de faculdades é alternativa para vendedores de 'baguncinha'


De acordo com a secretaria, a qualificação e a formação dos profissionais inscritos no Processo Seletivo 2016 foram decisivos para equilibrar o nível dos profissionais nas escolas da rede estadual de ensino. No processo, a média de pontos na chamada “contagem de pontos” foi maior em todas as disciplinas. Em Matemática, por exemplo, a contagem de pontos aumentou.  Os profissionais contratados tiveram uma média de 37,77 pontos e os que não foram contratados de 22,38.

Pelo processo seletivo antigo, os diretores das escolas é quem escolhiam os professores contratados, levando mais em consideração o tempo de serviço do profissional na unidade. Deste modo, profissionais com avaliação negativa poderiam continuar na unidade, com o contrato renovado.

“Dificilmente ocorriam mudanças, pois o tempo de serviço também era o principal parâmetro de seleção. Alguns professores acabavam selecionados pela proximidade com o diretor, não necessariamente pelo currículo’, explicou o  secretário-adjunto de Política Educacional, da Seduc, Gilberto Fraga de Melo. Gilberto Fraga de Melo.
 
Ele explica que o processo era fechado, por ser realizado dentro da escola, e que em 2016 foi aberto, oportunizando a participação de todos e ampliando a concorrência. “Isso permitiu que as escolas tenham o mesmo nível de profissionais no que diz respeito a qualificação. Outro diferencial é que o PSS vai estimular os profissionais a buscarem cada vez mais o conhecimento daqui para frente”, disse.  

Entre os professores contratados este ano, 346 que nunca tiveram a oportunidade para ingressar na rede estadual,agora integram a equipe da Seduc. “São mestres e doutores que estão tendo a oportunidade pela primeira vez, graças ao PSS”, frisou a coordenadora de Provimento de Gestão de Pessoas da Seduc, Consuelo de Fátima Lima Nunes.

A retirada do quesito tempo de serviço nas unidades escolares foi fundamental para a livre concorrência entre todos os candidatos, uma vez que a qualificação predominou para a contagem de pontos. A forma da realização, por meio eletrônico, garantiu a transparência das etapas (inscrição, validação de documentos, convocação para atribuição de horas).  
  
Com profissionais mais qualificados nas escolas abre a oportunidade também para os alunos, especialmente aqueles que estão distantes dos grandes centros. Isso porque terão acesso a professores mestres e doutores sem precisar estar nas escolas centralizadas.
Seduc, Gilberto Fraga de Melo. Gilberto Fraga de Melo.
 
Com profissionais mais qualificados nas escolas abre a oportunidade também para os alunos, especialmente aqueles que estão distantes dos grandes centros. Isso porque terão acesso a professores mestres e doutores sem precisar estar nas escolas centralizadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet