Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Google e Unicef fazem parceria para produzir mapa da epidemia de zika

O grupo Google informou nesta quinta-feira (3) que seus engenheiros estão trabalhando em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para analisar dados e mapear a disseminação do vírus da zika. A ideia é tentar antecipar o espalhamento da doença, associada a casos de microcefalia.


A Alphabet (nome que a controladora do grupo adotou em 2015) afirma que está bancando um projeto de US$ 1 milhão para ajudar voluntários em campo, sobretudo na América Latina. A empresa afirma que também está atualizando seus produtos para deixar informação sobre o zika mais acessível.

O Google afirma que uma equipe de engenheiros, projetistas e cientistas de dados estão ajudando a Unicef a produzir uma plataforma para processar dados de diferentes fontes, incluindo padrões meteorológicos e de viagens, para tentar visualizar potenciais surtos.

"O objetivo dessa plataforma de código aberto era identificar o risco de transmissão por zika em diferentes regiões e ajudara governos, ONGs e a Unicef a decidirem como e onde concentrar tempo e recursos", disse a empresa.

Chris Fabian, coordenador do programa de inovação da Unicef, afirma que a plataforma de código aberto, pode ser expandida para uso global em empregada em futuras epidemias.

Caryl Stern, presidente do Fundo dos EUA para a Unicef, afirma que a verba do Google deve ajudar a Unicef levar informação de saúde necessária à proteção para 200 milhões de pessoas em regiões afetadas ou vulneráveis ao zika.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet