Olhar Direto

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Notícias / Carros & Motos

Exclusivo! Fiesta 1.0 Ecoboost será top de linha no Brasil – 1.5 deixa de ser oferecido

Carplace

30 Mar 2016 - 17:40

Exclusivo! Fiesta 1.0 Ecoboost será top de linha no Brasil – 1.5 deixa de ser oferecido
Já não é mais segredo para ninguém que a Ford vai lançar o Fiesta 1.0 Ecoboost no Brasil em breve. A novidade, que a reportagem do CARPLACE apurou com exclusividade, é que o motor tricilíndrico com turbo e injeção direta virá para ser a top de linha do modelo em nosso mercado, ficando acima das versões 1.6 aspiradas. Além disso, o hatch perderá o propulsor 1.5.
"O Fiesta será reposicionado", adianta uma fonte ligada à Ford. Para não gerar mais disputa interna com o Ka, o motor 1.5 Sigma de 111 cv será exclusivo do modelo mais barato. Com isso, o Fiesta deverá abandonar a versão de entrada S, começando a gama a partir da SE 1.6. Vale lembrar que oferecer catálogo a partir do pacote SE vem se tornando prática comum na marca do oval do azul, como podemos observar pelo próprio Ka e pelo Focus, por exemplo. Outra coisa: o volume de Ka 1.5 (exceto pelo sedã Ka+) ainda é muito baixo, já que nesta faixa o consumidor acaba preferindo o Fiesta - então há potencial para aumentar as vendas do Ka, que atualmente briga pela terceira colocação do mercado nacional.
Na parte de cima, então, ficará o Ecoboost. "Ele terá potência semelhante à do 1.6 aspirado, mas com maior torque", explica o informante. Considerando que o 1.6 16V gera 128 cv e 16 kgfm, a Ford brasileira parece ter optado pela calibração intermediária do 1.0 Ecoboost oferecida na Europa - de 125 cv e 17 kgfm. Ainda não sabemos se haverá injeção flex logo de início, bem como a oferta do câmbio Powershift de seis marchas (automatizado de dupla embreagem) em opção ao manual de cinco velocidades. Já o Fiesta Sedan seguirá importado do México somente com motor 1.6 aspirado.
Ao que tudo indica, o Fiesta 1.0 3-cilindros com turbo e injeção direta terá papel bem diferente dos similares da VW (up! TSI) e Hyundai (HB20 turbo). Enquanto nos rivais a ideia é oferecer o propulsor turbinado em diversas versões, na Ford o Ecoboost virá como vitrine de tecnologia e aposta mais forte no desempenho.
Sitevip Internet