Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MANUSCRITOS

Cartas da época da Independência do Brasil são leiloadas em São Paulo

Foto: Divulgação

Cópia manuscrita da carta de D. Pedro I enviada ao seu irmão D. Miguel

Cópia manuscrita da carta de D. Pedro I enviada ao seu irmão D. Miguel

Uma coleção de cartas de Dom Pedro I escrita na época da Independência do Brasil ficará exposta até esta segunda-feira (4), na Zona de Sul de São Paulo. Além da correspondência entre o imperador e seu pai, Dom João VI, e seu irmão Dom Miguel, recibos de aluguel de escravos, pratarias, quadros, esculturas e diversos artigos assinados por artistas brasileiros também farão parte da mostra. Após a exposição, as peças serão leiloadas na terça (5), quarta (6) e quinta-feira (7).


Segundo o leiloeiro responsável pelo evento, Luiz Fernando Dutra, além das cartas, também irão a leilão litografias de Dom Pedro I, Dona Leopoldina, Dom Pedro II, e litografias com vistas do Rio de Janeiro por artistas de renome da época, como Hagedorn, Thomas Ender, D´Hastrel, Debret e Fortier.

O leilão terá acervo de memórias do Brasil e oferece livros, manuscritos, litografias, esculturas e outros artigos dos séculos 18 e 19, documentos manuscritos e impressos do Brasil Colônia e Império, e primeiras edições de livros raros, como a edição espanhola de Os Lusíadas, de Luís de Camões, publicada em 1580, ano de sua morte; Poesias Completas, de Machado de Assis, edição de 1902, com o seguinte erro tipográfico: onde se deveria ler "cegara o juízo", foi impresso "cagara o juízo".

Entre as principais obras do evento consta o quadro "Debret em seu atelier" assinado pelo próprio Debret. Artistas como Palliére, Di Cavalcanti, Portinari, Vitor Brecheret, Mabe, Almeida Júnior, Anita Malfatti também terão suas obras expostas e leiloadas.

Serviço
Coleção João Moreira Garcez e outros comitentes
Exposição: de 24 de março a 4 de abril
Leilão: 5, 6 e 7 de Abril – a partir das 20h30
Local: Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, São Paulo
Telefone: (11) 3887- 3234
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet