Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Notícias / Meio Ambiente

El Niño faz com que Venezuela adiante relógio em meia hora

Agência Brasil

01 Mai 2016 - 14:03

A Venezuela adiantou o relógio em meia hora desde as 2h30 deste domingo. A medida tem o objetivo de aproveitar ao máximo a luz do sol e, assim, contribuir para a redução do consumo de energia elétrica, afetado severamente pela secura provocada pelo fenômeno climático El Niño.

O El Niño, que tem afetado a Venezuela desde dezembro do ano passado, reduziu o volume de chuvas e fez com que as reservas hidrelétricas fossem prejudicadas, como a Central Hidrelétrica Simón Bolívar (Guri). Cerca de 70% da energia elétrica venezuelana vêm de usinas hidrelétricas e o restante, de termelétricas.

Além da mudança no horário, outras ações foram tomadas, como a adoção de uma política de autogeração de energia em grandes hotéis e centros comerciais e a redução pela metade na jornada de trabalho da administração pública.

Anteriormente, o governo de Nicolás Maduro já tinha baixado um decreto instituindo a sexta-feira como dia de folga. Pelo decreto, foi criado ainda um plano especial para que comitês de gestão em cada ministério e instituição pública adotem ações para redução de 30% no consumo de energia.
Sitevip Internet