Olhar Direto

Terça-feira, 17 de outubro de 2017

Notícias / Mundo

Hortas urbanas ajudam a população a sobreviver na guerra da Síria

Catracalivre

10 Mai 2016 - 18:53

Hortas urbanas ajudam a população a sobreviver na guerra da Síria
Em cinco anos de conflito, a guerra na Síria já causou a morte de 400 mil pessoas e outras 70 mil pereceram devido à falta de água e cuidados médicos, de acordo com dados do Centro Sírio para Pesquisa Política. Além da insegurança diante dos confrontos, a população local ainda precisa enfrentar a falta constante de alimentos.

Para mudar essa situação, o projeto "15º Garden" tem usado as hortas urbanas com o objetivo de ajudar os sírios a transformarem terrenos vazios na cidade em áreas produtivas, garantindo a sobrevivência de forma independente. A ideia foi criada pelo ativista Abdallah Al Shaar, em 2014.

Em uma região dominada pela guerra, logo o primeiro obstáculo surgiu: encontrar sementes para começar as hortas. A dificuldade foi resolvida com o auxílio de uma rede de produtores alemães que enviou o produto aos sírios.

O projeto também foi considerado pelo governo como uma afronta e Abdallah Al Shaar foi obrigado a fugir da Síria para se refugiar na Suécia. No entanto, a iniciativa permanece no país e agora ele está desenvolvendo um site para divulgar ainda mais o 15º Garden.

Entre os alimentos produzidos, estão: berinjela, abobrinha e tomate. Em alguns locais também estão sendo cultivadas comidas que podem ser armazenadas, como lentilha e outros grãos.
Sitevip Internet