Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo diz que filho pode reconhecer voz da mãe em menos de um segundo

As crianças podem reconhecer vozes de suas mães em menos de um segundo. Este dado foi revelado por um recente estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que analisou a atividade cerebral de 24 crianças –entre 7 e 12 anos – enquanto elas ouviam gravações de várias vozes femininas dizendo palavras sem sentido. Algumas das palavras foram ditas pela mães das crianças e as outras por outras mulheres.


Na pesquisa, as crianças tiveram 97% de acerto em reconhecer as vozes de suas mães, mesmo que as tenham ouvido por menos de um segundo. Segundo o estudo, a voz da mãe estimula muito mais partes do cérebro do que as que normalmente são ativadas com estímulos auditivos, como por exemplo, a área associada com a informação de processamento emocional.

Já é de conhecimento que os filhos prestam mais atenção às vozes de suas mães do que a de outros sons, e que vozes maternas desempenham um papel importante no desenvolvimento cerebral, social e emocional das crianças. Porém, Daniel Abrams, investigador no Departamento de Psiquiatria na Universidade de Stanford e autor do estudo, diz que a intenção era entender como o cérebro se organiza em torno de uma fonte sonora biologicamente relevante como a mãe.

A pesquisa, que foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of the Sciences, ainda revelou que as crianças cujos cérebros mostram mais conexões ao ouvir a voz da mãe são mais sociáveis que as outras. "É uma espécie de uma impressão digital para uma maior função social”, diz Abrams.

De acordo com o estudo, as crianças também foram capazes de visualizar mentalmente o rosto de suas mães ao ouvirem suas vozes, apesar de ficarem o tempo todo olhando para uma tela preta.

O post Estudo diz que filho pode reconhecer voz da mãe em menos de um segundoapareceu primeiro em Catraquinha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet