Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Educação

aula prática

Peritos da Politec participam de simulação de homicídio durante aula de direito na Univag

Foto: Reprodução / Univag

Peritos da Politec participam de simulação de homicídio durante aula de direito na Univag
Uma simulação de crime de homicídio foi feita pela primeira vez no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), na última terça-feira (24). O objetivo era oferecer uma aula prática aos alunos de direito e, para isso, a professora contou com o apoio de peritos oficiais criminais.


Leia mais:
Alunos de Publicidade da Univag se classificam para Prêmio TVCA e comemoram participação em evento nacional
 
A disciplina era a de processo penal, ministrada pela professora Michelle Marie.  Jaime Trevisan e Eguiberto Bernardes foram os peritos da Politec que participaram e mostraram aos alunos a dinâmica inicial da identificação de prova de crime, até chegar ao autor do delito.
 
Na cena simulada, um casal discute em um bar, e um homem acaba sendo assassinado com um tiro de arma de fogo. A Politec chega e encontra uma mesa com cadeiras tombadas e alguns objetos. São coletados os primeiros vestígios e impressões digitais, além da munição deflagrada.
 
Segundo a perícia, se chegou à conclusão que uma pessoa saiu às pressas do local e foi alvejada nas costas. O disparo passou pela vítima e se instalou em uma parede próxima à segunda cena do crime. O homem, já caído no chão de barriga pra baixo, teria recebido outro disparo de uma curta distância.
 
Aprendizado
 
O vice-reitor da Univag, Flávio Foguel, explicou que as aulas práticas ajudam na aprendizagem dos acadêmicos. “As aulas práticas são importantes para o aluno do curso, porque é nesse momento que o acadêmico materializa o que ele estuda nos livros. Dessa forma, o conhecimento vai formando sentido na cabeça dele”, afirma.
 
“É onde saí da abstração e toma corpo no mundo real. Além desse cenário, a prática inspira os sonhos dos alunos, fazendo com que eles desejem um futuro dentro daquilo que estudam”, comenta Anne Adelle, coordenadora do curso de Direito do Univag.
 
A professora de direito penal Michelle Marie, que organizou a simulação, conta que o intuito era fazer com que os alunos conseguissem visualizar de maneira prática a importância da coletas de provas e do trabalho dos peritos para o processo penal.“Trata-se da aplicação de disciplinas através de metodologias ativas, que é estimulada pela instituição”, afirma.
 
Marco Machado, acadêmico que interpretou a vítima do crime, afirma que a aula é um meio de contextualização, destacando-a como uma ferramenta para aprofundar o conhecimento do processo criminal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet