Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mãe Bonifácia

Odontologia do Centro Univag prestará orientações durante 1ª Caminhada Livre do Tabaco

Odontologia do Centro Univag prestará orientações durante 1ª Caminhada Livre do Tabaco
Uma equipe de professores e acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) vão realizar mais uma etapa das campanhas permanentes de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca através de orientações de higiene bucal e como realizar o autoexame, além da entrega de Kits de escova, creme e fio dentais, durante a 1ª Caminhada Livre do Tabaco, que será realizada no dia 04 de junho, das 8h ás 11h, no Parque Estadual Mãe Bonifácia em Cuiabá.


A coordenadoria de saúde bucal do município também está presente no evento, que é desenvolvido pela Secretária de Saúde da Capital. A caminhada é alusiva ao Dia Mundial de Controle ao Tabagismo e do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os profissionais de saúde vão aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e direcionamento dos pacientes para as unidades de saúde que atuam com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Em Cuiabá, o programa foi implantado há pouco mais de um ano, com o objetivo de promover a saúde e proporcionar qualidade de vida aos pacientes, por meio de acompanhamento clínico, físico e mental.

 Ações preventivas:

Nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio a clínica odontológica do Univag, realizou exames bucais preventivos objetivando a identificação precoce das lesões potencialmente malignas, além de outras atividades, como dicas de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico, socialização sobre a nova lei anti-fumo que entrou em vigor em dezembro de 2014, entrega de Kits de higiene oral e realização de exames bucais.

O tabagismo, segundo a OMS é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que quase 6 milhões de pessoas morram por ano devido aos males do tabaco, ou seja, mais de 10 mil mortes por dia, sendo que 600 mil são fumantes passivos. Até 2030 estima-se que o tabaco será responsável por oito milhões de mortes.

No Brasil, segundo a Anvisa, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano, contabilizando 23 pessoas por hora. O cigarro causa câncer de boca, língua, laringe, esôfago, estômago, pulmão, bexiga, infarto, acidente vascular cerebral , gastrite, úlcera, trombose, impotência sexual e outras doenças.

Uma realização do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do UNIVAG, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), LACCanBo e Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet