Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Conheça a brasileira da Nasa que já descobriu várias estrelas

Conheça a brasileira da Nasa que já descobriu várias estrelas
Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar do telescópio Hubble, não é mesmo? Ele é um satélite artificial não tripulável (sem tripulantes) que possui um telescópio capaz de visualizar as estrelas mais distantes da nossa galáxia. O Hubble foi lançado no espaço em 1990. Mas talvez o que você não saiba ainda é que temos uma astrônoma brasileira especialista nesse telescópio espacial lá dentro da NASA. É a Duília de Mello (52 anos), que desde 2003 é pesquisadora do Instituto de Astronomia e Ciência da Computação, da NASA, e conhecida no mundo inteiro como a "Mulher das Estrelas".


Duília é responsável por duas descobertas muito importantes. Recentemente, ela identificou berçários de estrelas jovens que nasceram da colisão de galáxias e a maior galáxia espiral do universo.

Ela também tem no currículo a descoberta de uma supernova (corpo celeste que tem origem após a explosão de uma estrela) quando fazia estudos de observação em uma montanha no Chile.

Além de ter um reconhecimento internacional, a astrônoma comanda o projeto “Mulher das Estrelas”, que tem como objetivo inspirar crianças a seguir carreiras científicas e tecnológicas.

Recentemente, ela publicou - na internet - o livro infantil “As aventuras de Pedro, uma pedra espacial”. Pedro (um meteorito) é o personagem principal que ensina às crianças um pouco sobre o sistema solar e diversidade. O livro é indicado para os pequenos com idade de 6 a 9 anos e pode ser obtido CLICANDO AQUI!

Com tanto conhecimento e uma carreira que ultrapassou fronteiras, a “Mulher das Estrelas” já conquistou vários prêmios. Em 2014, por exemplo, foi selecionada pela revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e ganhou o “Prêmio Diáspora Brasil” na categoria Profissional do ano 2013 em Tecnologia, Informação e Comunicação, concedido pelo Ministério de Relações Exteriores e Ministério de Indústria e Comércio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet