Olhar Direto

Sexta-feira, 24 de março de 2017

Notícias / Meio Ambiente

Internauta denuncia derrubada de árvore na Avenida das Torres

Da Redação - Lázaro Thor Borges

09 Jun 2016 - 18:47

Foto: Instagram

Denúncia de derrubada de árvore feita por internauta

Denúncia de derrubada de árvore feita por internauta

Um internauta denunciou, nesta quinta-feira (09), a derrubada de uma árvore da espécie Cumbaru, no canteiro central da Avenida das Torres, no bairro Jardim Itália.

Leia mais:  
Antonio Joaquim alerta Taques sobre cumprimento da LRF e lembra que isso levou ao impeachment de Dilma


De acordo com a publicação do jornalista Antônio Pacheco, o pé de Cumbaru foi arrancado pela raiz. O post foi publicado na rede social Instagram e chamou atenção dos seguidores.

O Cumbaru ou Baru é uma árvore nativa do cerrado brasileiro que está ameaçada de extinção devido a extração predatório da sua madeira que possui muita resistência e qualidade. O fruto homônimo da árvore possui uma amêndoa de sabor semelhante ao do amendoim. 

Segundo a Diretora Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), Valdicléia Santos, quem faz os cortes e podas de árvores em calçadas e canteiros centrais é a Secretaria de
Serviços Urbanos. No entanto, não há registros de autorização de corte para o local.

Valdicléia alerta que, como a SMADES tem dificuldade de fiscalizar os cortes ilegais por falta de pessoal, o ideal é que o cidadão denuncie este tipo de ação através do número 156.

17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ruth
    10 Jun 2016 às 16:43

    Vamos à luta contra tais absurdos!

  • Cuiabano
    10 Jun 2016 às 13:57

    Outro local que cortaram todas as árvores foi em frente ao parque Tia Nair, perguntei porque estavam cortando,disseram que estavam cumprindo ordens, ordens de quem???e que iriam plantar outras no local ,mas até o momento continua do mesmo jeito.Temos que abrir a boca,se não será tarde.

  • Antonio P. Pacheco
    10 Jun 2016 às 12:07

    ARRANCADA PELA RAIZ e não DERRUBADA ou CORTADA. O pé de Cumbaru foi arrancado com uso de trator e correntes, e não cortado ou derrubado ou por ação natural do vento. As marcas das correntes estão nos galhos na base da copa (observem a foto com atenção). Não sei se o dono do terreno tem ou não autorização para promover a erradicação daquela árvore que, por estar num canto do terreno, bem na esquina, acredito que não atrapalharia em nada a sua manutenção mesmo que a ideia do proprietário seja a de construir alí um prédio. Uma solução arquitetônica poderia resolver algum enventual "encaixe" da árvore à fachada do imóvel como parte do paisagismo. Agora é tarde. A árvore está morta. Como está morta todos os pés de Ipês que a prefeitura cortou na Estrada do Moinho, na altura do Jardim Leblon/Bairro Pedregal no ano passado que também denunciei no Instagran e disseram que seriam replantados. Também ocorreram outros cortes de árvores na mesma avenida das Torres há cerca de um mês, onde estão construíndo um posto na altura do Jardim Universitário. Eram árvores exóticas, creio que Oitis, bem frondosas. Estavam na calçada, não atrapalhava em nada também, mas "encobriam" a fachada do empreendimento, por isso, foram picadas na motoserra. Não acredito que plantarão outras. Assim, a cidade vai p

  • Raone
    10 Jun 2016 às 11:52

    Senhor biz, arrancar a árvore dele? E quem disse que é dele? Vai estudar e para de falar asneiras. Depois reclama de calor vacilão.

  • CURIMBATÁ
    10 Jun 2016 às 11:44

    CUMBARÚ, TÍPICA DO CERRADO, MORCEGO ADORA, PENA QUE A EX CIDADE VERDE PERDE MAIS UMA VIDA.... VIVA OS CONDOMÍNIOS E FLORAIS QUE DESMATARAM ATÉ FALAR CHEGA, VIVA MANSO QUE ALTEROU O CICLO NATURAL NO PANTANAL, VIVA AS PEIXARIAS DE REQUINTE DA CIDADE QUE SÃO RECEPTORAS DE PEIXES FORA DA MEDIDA E PESCADO COM REDES , E POR FINAL VIVA O "PROGRESSO"!!!!

  • CURIMBATÁ
    10 Jun 2016 às 11:40

    CADÊ A SEMA? TÁ DE GREVE. E MESMO SE NÃO TIVESSE O NEGÓCIO PRIMORDIAL DELA SÃO AS LICENÇAS E CADASTROS, NO ARC-GIS É CLARO.

  • Nascimento
    10 Jun 2016 às 11:12

    Depois que você conhece outras cidades como Brasilia, verá que Cuiabá não é tão verde assim.

  • Munícipe
    10 Jun 2016 às 09:50

    A questão é a seguinte,estive no Horto Florestal para pegar autorização,porque na lei 004/92 em seu artigo 255 fala que tem que ter autorização,mas acontece que não renovaram o contrato do Engenheiro Florestal,e agora ?? se não tem ninguém pra emitir essa autorização,como temos que ligar no 156 para denunciar????se não temos como pegar essa autorização.E agora ???

  • biz
    10 Jun 2016 às 09:42

    Manda esse cara cuidar da vida dele e deixa o dono cortar a arvore, alias nesse ultimos dias nao pode fazer nada q o outro ser humano entromete .. o povo chato viu , a casa é sua? o terreno e seu ? vc nunca cortou uma arvore ? afffff e Referente ao "PAI " ESPETINHO, o cara é muito gente fina e Trabalhador e nos atende muito Bem .... larga mao de perturbar ele tbm Fiscais. Deixa o cara Trabalhar tranquilo. abs PAI heheheheheh

  • Edson Lara Pinto( estou diretor escolar)
    10 Jun 2016 às 08:56

    Aproveitando da ocasião é bom que o poder público de uma olhada no que esta acontecendo com as UPPs ao longo desta avenida, as margens do rio

Sitevip Internet