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Sábado, 20 de abril de 2024

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Estudantes sinalizam para desocupação de escolas após suspensão parcial de PPP pelo governo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ocupação na Escola Estadual Professora Elmaz Gattas Monteiro.

Ocupação na Escola Estadual Professora Elmaz Gattas Monteiro.

Após a primeira reunião com o conselho representativo para a discussão da Parceria Público-Privada (PPP), na tarde de segunda-feira (21), o presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes, Juarez França da Rocha, sinalizou para a possível desocupação das escolas estaduais. A entidade realizará nesta terça-feira (21) uma reunião do comitê estudantil, que colocará em pauta a proposta do Governo de suspender parcialmente a proposta da Parceria Público Privada (PPP), nas instituições. Ao todo, 26 unidades foram ocupadas no Estado desde o dia 22 de maio. 


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“A partir disso o diálogo avança muito mais, porque uma de nossas reivindicações é a suspensão da PPP e as discussões diretas com os estudantes e toda a comunidade escolar. Possivelmente vamos nos reunir também com o secretário, ainda esta semana, para que ele coloque essa definição para os estudantes. Estamos dispostos a construir o melhor diálogo, se os estudantes entenderem que a proposta é válida, podemos desocupar as escolas”, disse.

No encontro de segunda-feira, realizado pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), Ministério Público Estadual, Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Educação (CEE), dentre outros.

De acordo com a Pasta, nesta primeira reunião a comissão teve como tarefa discutir o modelo arquitetônico e o conceito de novas escolas. Em seguida, foram abordados temas como a construção da matriz de serviços pedagógicos e não-pedagógicos, a promoção, análise e aplicação da legislação vigente, e sugestões no acompanhamento do processo de implantação das políticas de transformação do ambiente escolar, que  cconstam no projeto da PPP.

Para o secretário o diálogo foi importante e mostrou que há muito mais consenso de que todos querem uma escola e estrutura melhores. “Enquanto isso, vamos suspender o projeto com relação a discussão do que é pedagógico e não-pedagógico, até que a comissão prossiga nestas distinções, buscando cumprir a legislação e a realização de todas as conferências com a comunidade e com as escolas”, pontuou, lembrando que é nas divergências que se cresce.

Na opinião do presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, considerou positiva a conversa inicial e acredita que a comissão conseguirá avançar no modelo de parceria que a educação necessita. “Bom que tivemos o entendimento, mesmo que de forma parcial, das temáticas com relação aos serviços pedagógicos”, frisou.

Lopes destacou que já está sendo encaminhada a possibilidade da realização de conferência em nível estadual. “Há a compreensão da Seduc de manter no projeto da PPP, neste momento, os serviços de construção, reforma e ampliação das escolas. Os outros itens seriam objeto de debate, então, entendo que começamos a criar uma agenda positiva. Espero que no futuro possa sair da conversa com um ganhador, que seja a educação pública, que seja a sociedade mato-grossense”, pontuou o presidente.

Para seguir as discussões com a categoria, o secretário de Educação acordou com o presidente do Sintep-MT uma reunião com a direção do Sindicato para a próxima quarta-feira (22.06).
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